No cenário atual de incertezas — também em decorrência da pandemia do novo coronavírus —, disseminar conhecimento, compartilhar experiências e dicas são primordiais para os estudantes de graduação e recém-formados se prepararem para o mercado de trabalho.
Atenta a essa demanda e na busca constante pela aproximação com o meio acadêmico, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) anuncia o lançamento do Projeto Foco&Futuro – Experiências que Transformam. A ação prevê cinco webinars com profissionais do mercado do alumínio sobre os desafios e oportunidades do início da carreira.
Com uma extensa cadeia produtiva — que envolve desde a mineração de bauxita, produção de alumínio primário, de transformados e produtos acabados, até a reciclagem do metal —, o setor oferece muitas oportunidades de carreira, além de se relacionar com segmentos variados.
“É importante os jovens enxergarem o alumínio como uma solução importante para outros mercados. O metal está presente na construção civil, transporte, embalagem, energia e bens de consumo”, ressalta Kaísa Couto, diretora da Área Técnica da ABAL.
Apesar de as indústrias de alumínio serem bem estruturadas com know-how, equipes especializadas, tecnologia de ponta e concorrerem globalmente, elas ainda enfrentam a carência de mão de obra recém-formada com conhecimentos básicos sobre o metal no Brasil.
“Mesmo nos cursos de engenharia de materiais, ainda são poucas as abordagens e os conteúdos específicos sobre os não ferrosos, metais em que o alumínio está incluído e talvez o de maior destaque. Entendemos a tendência de formar pessoas com base em competências e habilidades, mas o conteúdo da indústria do alumínio é muito rico e ainda pouco explorado”, justifica a diretora da ABAL.
Nesse contexto, ter um conhecimento aprofundado sobre o alumínio pode ser um diferencial na carreira dos jovens profissionais, independentemente de atuarem ou não na cadeia produtiva.
“Queremos acolher, inspirar e compartilhar experiências com os estudantes e recém-formados”, afirma Kaísa.
Metal do futuro
Antes da pandemia da Covid-19, o alumínio já era considerado uma referência em relação às práticas de inovação e sustentabilidade, qualidades que devem ser fundamentais para a retomada das atividades no País.
O comprometimento com essas questões é reforçado pelas grandes indústrias que já possuem ou estão em processo de certificação da Aluminium Stewardship Initiative (ASI), entidade internacional que atesta os elevados padrões mundiais aplicados na gestão, processos e produtos. Soma-se a isso, o fato de o Brasil ser líder em reciclagem de latas de alumínio para bebidas, com 96,9% de reaproveitamento das embalagens.
“Temos experiências ricas para compartilhar e que são transversais a qualquer ramo de atuação. Inicialmente, o Foco&Futuro foi formatado de olho nos jovens dos cursos de engenharia, mas percebemos que conhecer a experiência dos profissionais do mercado e entender as oportunidades do setor do alumínio podem favorecer outras áreas”, destaca a diretora da ABAL.
Como vai funcionar o projeto?
Ao todo, serão realizados cinco webinars com profissionais das seguintes empresas: Alcoa, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Hydro, Ibrap, Mineração Rio do Norte (MRN), Nespresso, Novelis e Prolind.
Cada encontro virtual terá duração de 1h20 e será dividido em três blocos: apresentações da ABAL e das empresas associadas, debates com perguntas pré-formuladas e esclarecimento de dúvidas dos participantes.
Além disso, contará com quatro profissionais das empresas apoiadoras: um trainee ou recém-formado; um representante de recursos humanos; um da área de operação/produção; e um colaborador de uma área convidada como vendas, marketing, PD&I, logística e sustentabilidade, entre outras.
Confira o calendário:
- 22/09: profissionais da Alcoa e MRN;
- 29/09: profissionais da CBA e Hydro;
- 06/10: profissionais da Ibrap e Prolind;
- 13/10: profissionais da Nespresso e Novelis;
- 20/10: CEOs | Executivos de todas as empresas.
A diretora da ABAL chama atenção para o último webinar com os CEOs/executivos das empresas apoiadoras.
“A ABAL tem um grupo de empresas colaborativas e engajadas nas nossas iniciativas. Elas estão valorizando esses jovens, trazendo altos executivos e líderes do segmento dispostos a contar a experiência profissional e como o alumínio contribuiu para o sucesso da carreira deles”, afirma.
Qualquer estudante de graduação ou recém-formado poderá acompanhar o evento de forma gratuita. Para se inscrever, basta acessar aqui e preencher o formulário.
Confira os depoimentos das empresas participantes:
“O compartilhamento de experiências é fundamental para orientar os jovens no desenvolvimento de competências para lidar com as tecnologias emergentes e tendências de mercado que já vêm impactando a indústria do alumínio no médio e longo prazo, como as questões da indústria 4.0, novas formas de trabalho, o olhar para as estratégias ESG (voltadas para Meio Ambiente, Social e Governança) etc. A pandemia evidenciou o valor da adoção das tecnologias digitais. Neste contexto, a capacidade de os profissionais se adaptarem rapidamente é e será, cada vez mais, um diferencial. Entendemos que evolução digital tem no centro as pessoas. Ela não é por si disruptiva, e sim as pessoas são. Pessoas com mentalidade em inovação farão a evolução em tecnologias e processos.”
Lucia Helena Garcia, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da CBA.
“A indústria do alumínio tem um importante papel no atendimento à crescente demanda da sociedade por produtos recicláveis, de longa duração e que gerem menor impacto ao meio ambiente. O nosso compromisso de oferecer sempre soluções cada vez mais sustentáveis e que facilitem a vida das pessoas, aliado a outros fatores, nos permite proporcionar um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento do potencial desses jovens.”
Alessandra Fonseca, diretora de Comunicação da Hydro na América do Sul
“Projetos como o Foco&Futuro, que traz a credibilidade da ABAL, contribuem para mantermos essa interface, repassando informações e conselhos sobre a jornada no mercado de trabalho da cadeia do alumínio. Precisamos mostrar para esses públicos os horizontes profissionais desse importante segmento econômico para o País.”
Karen Gatti, gerente de Comunicação da MRN
“Como pioneiros no segmento de cafés porcionados e sendo uma empresa que tem o alumínio como principal matéria-prima, acreditamos ser fundamental levar informações que podem ajudar jovens profissionais e estudantes a se preparar para o mercado de trabalho, seja por meio de experiências práticas ou teóricas. Para nós, é um prazer compartilhar informações que possam enriquecer e despertar o interesse de jovens em nossa jornada.”
Claudia Leite, head de Criação de Valor Compartilhado, Comunicação Corporativa e Coffee Affairs da Nespresso no Brasil
“Os profissionais são nosso principal capital. A Novelis está implementando um novo projeto de expansão e acreditamos que os jovens profissionais serão aqueles que construirão o futuro do negócio. Trazê-los para a Novelis é importante para desenvolvermos a nova geração de futuros engenheiros especializados ou líderes de nossa organização e criarmos um futuro ainda mais brilhante e sustentável.”
Patrícia Bollini, gerente de Gestão de Talentos da Novelis do Brasil