A Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) lançou em dezembro, em São Paulo, o programa Cada Lata Conta, versão nacional do Every Can Counts, principal promoção para a reciclagem de latas de bebidas na Europa.
No Brasil, o programa desenvolveu um conjunto de ações de educação ambiental e mudança de comportamento do consumidor no Parque Villa-Lobos, na capital paulista.
Nos dias 4 e 5 dezembro, quem visitou o local pôde ver estruturas metálicas e painéis como o do grafiteiro Ricardo Kaur, que realizou uma intervenção artística com mais de 30 mil latinhas. Além disso, promotores circularam junto ao público para explicar os benefícios e a importância da reciclagem.
Segundo Cátilo Cândido, presidente-executivo da Abralatas, o evento foi o primeiro de muitos que virão para o país.
“A iniciativa valoriza as ações individuais, principalmente junto à nova geração de consumidores. O Brasil já tem um dos maiores índices de reciclagem do mundo: sempre acima de 95%, com o compromisso de manter esse nível. Queremos mostrar um exemplo real de economia circular de forma alegre, leve e divertida”, explica.
Carnatal
Depois do lançamento, em São Paulo, o Cada Lata Conta firmou parceria com a cooperativa Coocamar e os organizadores do Carnatal, em Natal, no Rio Grande do Norte.
Os foliões poderão ver que os catadores são verdadeiros embaixadores do programa. Eles usarão uma mochila coletora de latinhas e informarão sobre a importância da economia circular para o futuro sustentável.