Aluminum Cans Crushed For Recycling in a Childs Hands

Programa Cada Lata Conta é lançado em São Paulo

Ação inédita no país incentiva o consumidor a auxiliar na reciclagem

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) lançou em dezembro, em São Paulo, o programa Cada Lata Conta, versão nacional do Every Can Counts, principal promoção para a reciclagem de latas de bebidas na Europa.

No Brasil, o programa desenvolveu um conjunto de ações de educação ambiental e mudança de comportamento do consumidor no Parque Villa-Lobos, na capital paulista.

Nos dias 4 e 5 dezembro, quem visitou o local pôde ver estruturas metálicas e painéis como o do grafiteiro Ricardo Kaur, que realizou uma intervenção artística com mais de 30 mil latinhas. Além disso, promotores circularam junto ao público para explicar os benefícios e a importância da reciclagem.

Segundo Cátilo Cândido, presidente-executivo da Abralatas, o evento foi o primeiro de muitos que virão para o país.

“A iniciativa valoriza as ações individuais, principalmente junto à nova geração de consumidores. O Brasil já tem um dos maiores índices de reciclagem do mundo: sempre acima de 95%, com o compromisso de manter esse nível. Queremos mostrar um exemplo real de economia circular de forma alegre, leve e divertida”, explica.

Carnatal
Depois do lançamento, em São Paulo, o Cada Lata Conta firmou parceria com a cooperativa Coocamar e os organizadores do Carnatal, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Os foliões poderão ver que os catadores são verdadeiros embaixadores do programa. Eles usarão uma mochila coletora de latinhas e informarão sobre a importância da economia circular para o futuro sustentável.

Veja também:

BEG, marca de gin nacional, lança garrafa de alumínio para refil

A BEG Boutique Distillery é a primeira marca brasileira de gin a lançar uma garrafa de alumínio para refil com foco no consumo consciente e na sustentabilidade. A embalagem de 400 ml é produzida 100% com alumínio, material que pode ser reutilizado e infinitamente reciclável. Após o seu descarte, o invólucro retorna ao mercado em

Latas em alta e garrafas em baixa neste verão

O mercado de embalagem no país vive uma situação curiosa: enquanto o setor de produção de latas de alumínio disparou nos últimos anos e mira novas marcas positivas, potencializado no período de pandemia, a produção de garrafas de vidro enfrenta escassez na indústria e já tem reflexos nas prateleiras no começo de 2022. O ramo

Recicla Latas lança site e evolui com ações firmadas com o MMA

A Recicla Latas — entidade gestora criada pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) — já implementou diversas ações em cumprimento ao Termo de Compromisso firmado com Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2020. A entidade lançou o website oficial, além de perfis nas redes

Rolar para cima