Em abril, o Instituto Alcoa, braço social da Alcoa Poços de Caldas (MG), promoveu a 1ª edição do Programa Action 2025. A iniciativa beneficiou a Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Óleos e Gorduras Residuais (Coopergore), formada exclusivamente por mulheres da região.
A Escola Municipal João Pinheiro, em Poços de Caldas, foi palco de um dia de atividades voluntárias, as quais incluíram a revitalização das áreas de lazer e leitura por meio de pinturas e o plantio de trinta mudas de árvores frutíferas. Além disso, uma campanha de doação de livros, realizada em parceria entre a Alcoa, o Centro Educacional Poços (Cepoc), a Coopergore e as editoras Leiturinha e Nanabooks, resultou na arrecadação de mais de quatrocentos livros infantis.
O evento contou com a participação de 54 voluntários, envolvendo colaboradores da Alcoa e seus familiares, membros da Coopergore e outros participantes da comunidade.
Após a aprovação do relatório final pelo Instituto Alcoa, a Coopergore receberá uma doação de R$ 15 mil. O montante será destinado à aquisição de um tanque com capacidade para 10 mil litros de óleo, o que permitirá ampliar a produção da cooperativa.
“Durante essas ações, reforçamos nossos valores de cuidar das pessoas, sempre tendo em vista o desenvolvimento compartilhado com as comunidades em que atuamos”, revela Márcio Fávero, diretor de Compras da Alcoa Poços de Caldas.
Ao longo de 2025, o Action realizará nove ações em benefício das comunidades de Poços de Caldas, Andradas e Caldas, em Minas Gerais, e Divinolândia e São Sebastião da Grama, em São Paulo.
Foto: Divulgação Alcoa