Alcoa Poços de Caldas-1024X500

Planta da Alcoa em Poços de Caldas (MG) completa 58 anos

Unidade é considerada o polo tecnológico da companhia, com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação

Fundada em 1965, a planta operacional da Alcoa em Poços de Caldas (MG) comemora 58 anos de atuação. Trata-se do berço da multinacional americana do setor do alumínio no Brasil.

Atualmente, a unidade é focada na produção de pó de alumínio, lingotes, tarugos e aluminas não metalúrgicas (NMA), que geram produtos com o selo EcoSource (de baixa emissão de carbono), destinados aos mercados nacional e global.

Desde a sua chegada ao país, a empresa tem aumentado a sua operação e exercido um papel fundamental para o setor e a economia. São mais de 17 mil colaboradores diretos e indiretos, os quais se dedicam em transformar potencial em progresso verdadeiro.

Cada unidade produtiva da Alcoa tem uma característica única: Poços de Caldas é o polo tecnológico da companhia, com foco em pesquisa, desenvolvimento e aplicações inovadoras na indústria do alumínio.

Não por acaso, o local foi escolhido para a instalação da primeira planta de filtração da Alcoa no Brasil, a qual elimina a necessidade de construção de novas áreas de rejeito. O filtro prensa transforma a lama originária do beneficiamento da bauxita em um material compactado com umidade semelhante à encontrada no solo.

“A tecnologia aplicada nesse equipamento é referência para a indústria do alumínio internacional, o que permite que a empresa contribua para a redução das emissões de CO2 na cadeia produtiva de segmentos essenciais que usam alumina e pó de alumínio como matérias-primas, incluindo tratamento de água, indústria química, refratários e vidros automotivos”, explica Fabio Martins, diretor de Operações da Alcoa.

A companhia também promove o diálogo social, a transparência e o compromisso de longo prazo para alcançar os melhores resultados com o menor impacto possível e contribui com o desenvolvimento social e econômico das comunidades.

Nos últimos cinco anos, somente na região de Poços de Caldas, Andradas e Caldas (MG) e Divinolândia (SP), foram investidos R$ 15 milhões em ações e projetos sociais nas comunidades, além do pagamento de impostos e a geração de empregos diretos e indiretos.

Foto: Divulgação Alcoa

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima