All-new_F-150_19 (1)

Pioneira na carroceria de alumínio, Ford F-150 vem ao Brasil

Picape, líder de vendas nos Estados Unidos há 40 anos, é o primeiro modelo de produção em larga escala com elevado conteúdo de alumínio

A Ford confirmou a importação oficial da F-150 para o Brasil a partir de 2023. O anúncio foi realizado durante a edição 2022 da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola (Agrishow), realizada no final de abril, em Ribeirão Preto (SP), quando a marca exibiu um exemplar da picape.  

Um dos principais ícones da indústria automobilística norte-americana, a F-150 é a pioneira, dentre os modelos de produção em larga escala, na adoção da carroceria integral de alumínio. O uso intensivo do metal se deu a partir da 13ª geração, apresentada em 2014 — o modelo que será vendido no Brasil já é da 14ª.

Em relação à geração número 12, com carroceria de aço, a escolha pelo alumínio proporcionou a redução de 318 kg na versão cabine dupla. Dependendo da versão e do seu conteúdo, a picape ficou de 15% a 20% mais leve, proporcionando melhorias em sua dirigibilidade, segurança, consumo de combustível e emissões.

A versão exposta na Agrishow é a F-150 Lariat — mas a Ford afirma que ainda não há uma definição quanto aos modelos que serão comercializados por aqui. Tampouco foram revelados outros detalhes, como preço ou opcionais.

“A F-150 vem para consolidar a nossa linha, ao lado da Ranger e da Maverick, e reafirmar a autoridade que a Ford construiu em picapes em todo mundo”, afirma Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.

Principal modelo da Série F, linha de picapes mais vendida nos Estados Unidos há 45 anos consecutivos, a F-150 está hoje em sua 14ª geração. Em fevereiro deste ano, a picape atingiu a significativa marca de 40 milhões de unidades produzidas.

Fotos: Divulgação Ford

 

Veja também:

Folhas de alumínio para baterias de íons de lítio serão produzidas no Brasil

A produção de folhas de alumínio no Brasil, destinada majoritariamente para o setor de embalagens, em breve ganhará uma nova e importante aplicação. Um projeto desenvolvido pela parceria entre Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Paraná irá avaliar a viabilidade da utilização da folha de alumínio nacional

Alumínio ajuda o Grupo BMW em seus objetivos de sustentabilidade

A partir de 2024, todos os modelos das marcas BMW e Mini, ambas do Grupo BMW, serão equipados exclusivamente com rodas de liga leve de alumínio produzido com energia 100% sustentável. Anualmente, o Grupo BMW adquire cerca de 10 milhões de rodas de liga leve, 95% delas feitas com alumínio fundido. Segundo a companhia, o

Stellantis lança o Hurricane, motor turbo com bloco e pistões de alumínio

A Stellantis apresentou o seu novo motor biturbo de três litros e seis cilindros em linha. Batizado de Hurricane (furacão, em inglês), o novo propulsor, que, segundo a marca, gera mais de 500 cv, é 15% mais eficiente, igualando-se à performance de outros V6 turbo e V8 aspirados do mercado — ao mesmo tempo que

Rolar para cima