trivium-packaging-multi-render_V1_03

Pesquisa da Trivium Packaging revela: jovens lideram demanda por embalagens sustentáveis

Por outro lado, entrevistados não identificam os metais como material infinitamente reciclável

A Trivium Packaging publicou recentemente o relatório Buying Green Report 2021. Baseado em pesquisa junto a 15 mil consumidores na Europa, América do Norte e América do Sul, o estudo foi conduzido pelo Boston Consulting Group.

O trabalho avalia comportamentos relacionados às embalagens sustentáveis, incluindo a disposição de pagar mais por alternativas ecológicas, além das percepções sobre invólucros de diferentes materiais.

Veja abaixo as principais conclusões do levantamento:

  • 83% dos entrevistados de gerações mais jovens (com menos de 44 anos) mostraram disposição para pagar mais por embalagens sustentáveis;
  • 64% identificaram as embalagens com conteúdo reciclado como prioridade na decisão de compra;
  • 67% se consideram ambientalmente conscientes, um resultado igual ao obtido no último ano, apesar da pandemia;
  • Consumidores de todo o mundo têm a percepção comum de que a embalagem menos sustentável do mercado é o plástico.

“Nenhum evento na memória recente teve tanto impacto no comportamento do consumidor como a Covid-19, mas a maioria não desprezou a sustentabilidade frente à pandemia, um verdadeiro testemunho dessa inabalável onda liderada pelos jovens”, explica Michael Mapes, CEO da Trivium Packaging.

Embora a consciência quanto ao impacto ambiental permaneça alta, o relatório aponta para um equívoco alarmante: a lacuna entre a reciclagem real do material e as percepções a seu respeito.

O metal, por exemplo, é reciclado a uma taxa global muito maior (64%) do que a percebida pelo consumidor (48%), enquanto as embalagens de vidro, plástico e líquidos têm taxa muito menor de reciclagem (32%, 14%, 26%) do que a notada (65%, 41%, 65%, respectivamente).

Vale destacar que o Brasil é um dos líderes mundiais em reciclagem de latas de alumínio para bebidas. Em 2020, o índice foi de 97,4% da produção, o que corresponde a 391.500 t ou 31 bilhões de unidades, conforme divulgado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

“Os consumidores não reconheceram que os metais são infinitamente recicláveis e superestimaram outros materiais, como plástico e vidro. Isso é resultado de muitas inconsistências nas mensagens e rótulos ambientais e diferença nos processos de reciclagem locais, além da falta geral de conscientização sobre as melhores práticas de reaproveitamento”, afirma Jenny Wassenaar, vice-presidente de Sustentabilidade da Trivium Packaging.

 

Veja também:

Café Evolutto e Prima Qualità apresentam embalagens de alumínio

Na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada de 20 a 22 de março, em Guaxupé (MG), a Cooxupé, cooperativa cafeeira com mais de 19 mil famílias produtoras cooperadas, apresentou dois lançamentos exclusivos: a versão premium do café Evolutto em embalagem de alumínio e as novas embalagens de alumínio da marca Prima Qualità.

Minalba coloca texto em braille em 100% das suas latas de alumínio de água mineral

No mês de fevereiro, todas as latas de alumínio do portfólio de água mineral da Minalba Brasil, empresa de bebidas pertencente ao Grupo Edson Queiroz (GEQ), passaram a apresentar inscrições em braille nas tampas. A ação, parte da campanha #LataPraTodosVerem, tem como objetivo reforçar a estratégia ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance)

Rolar para cima
Rolar para cima