A Ball Corporation divulgou um novo relatório sobre garrafas de alumínio. O documento é baseado em uma pesquisa de 2021 com mais de 1.500 consumidores na Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França, México e Reino Unido.
A partir dos dados, concluiu-se que os consumidores demonstram preferência por embalagens de produtos domésticos e de cuidados pessoais sustentáveis, mas também práticas, premium e seguras.
Além da demanda crescente, há preocupação das pessoas com os resíduos gerados a partir de suas escolhas. Os brasileiros citaram “infinitamente reciclável”, “natural” e “lixo zero”, presentes nas embalagens, como as mais propensas a motivar a compra.
Veja abaixo alguns destaques da pesquisa:
- 48% dos consumidores entrevistados no Brasil concordaram com a afirmação de que “se tivessem a opção, sempre escolheriam embalagens sustentáveis de produtos domésticos”;
- 50% disseram sim quando perguntados se gostariam que embalagens de produtos domésticos nesses formatos estivessem mais disponíveis e fossem mais fáceis de comprar;
- A pesquisa aponta para os atributos de sustentabilidade e a reciclagem dos produtos como motivadores de compra importantes para consumidores ao redor do mundo;
- 45% dos consumidores entrevistados no mundo inteiro citaram “sustentável” como fator extremamente importante quando se trata de produtos domésticos e de cuidados pessoais.
O estudo destaca o alumínio como solução de mercado para os dilemas das marcas com relação às embalagens. O material pode ser infinitamente reciclado, não importando cor, formato ou tamanho.
Vale destacar que 75% do alumínio já produzido no mundo continua em uso hoje. No Brasil, a taxa de reciclagem de latas de alumínio para bebidas, por exemplo, é de quase 99%, colocando o país em destaque mundial sobre o ciclo de vida do material.
“Na divisão de latas de alumínio da Ball, conseguimos reconhecer que a embalagem é a preferida dos brasileiros pela união de todos os atributos do envase. A partir disso, nossa tarefa como fornecedores é trabalhar com as marcas para que elas entendam o mercado e possam oferecer soluções simples, que facilitem a rotina das pessoas e, ao mesmo tempo, minimizem o impacto ambiental de seu uso”, relata Estevão Braga, diretor de Sustentabilidade da Ball para América do Sul.
Foto: Divulgação Ball Corporation