Novelis investe em capacitacao

Para a Novelis, a mudança na visão da sociedade é positiva e estimula investimentos

Setor empresarial pode e deve contribuir para reduzir impactos ambientais, econômicos e sociais

A Novelis, companhia que atua na área de laminados e reciclagem de alumínio, empenha-se em mudar e melhorar o ambiente socioambiental contribuindo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) firmado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Alguns valores passaram a fazer parte dos objetivos da própria empresa e definem as prioridades e aspirações para 2030.

Segundo Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, a sociedade civil passou a entender que as grandes empresas, motores importantes da economia global, podem e devem contribuir para reduzir os impactos econômicos e sociais, por concentrar produtividade e acumular receitas.

“O desenvolvimento da consciência ecológica coletiva em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor empresarial. O fator ambiental vem mostrando a necessidade de adaptação das empresas e, consequentemente, direciona novos caminhos na sua expansão”, acrescenta.

Na visão da executiva, isso faz com que as empresas mudem seus paradigmas, objetivos e estratégias de investimentos e de marketing, tudo voltado para o aprimoramento de seu produto, adaptando-o à nova realidade do mercado global.

“Essa mudança é positiva e estimula ainda mais a Novelis a investir no que já acredita ser importante”, reforça Eunice.

Atualmente, a sustentabilidade está no centro do modelo de negócio da Novelis. Os investimentos para aumentar a capacidade de produção e de reciclagem reforçam o compromisso com os ODS da ONU na América do Sul.

Conheça algumas ações da empresa:

ODS 1 – Erradicação da pobreza
A companhia conta com 11 centros de coleta no Brasil e investiu mais de R$ 800 mil na qualificação da gestão das cooperativas e no treinamento de catadores, contribuindo com a redução da informalidade do mercado de reciclagem e melhor distribuição de renda para as famílias.
Além disso, a Novelis recicla cerca de 60% das latas de alumínio produzidas no Brasil.

ODS 6 – Água limpa e saneamento
A empresa possui meta de redução do consumo específico de água e promove melhorias no sistema de tratamento de água para uso industrial, via gestão das torres de resfriamento.
Além disso, a Novelis investe na implementação de projetos para reuso da água (retrolavagem de filtros e torres de resfriamento) e captação inicial de água da chuva na estação de tratamento de afluentes.

 ODS 7– Energia acessível e limpa
Tem 100% do processo de reciclagem e refusão à base de gás natural e meta de redução do consumo de energia. A empresa utiliza fornos com alta eficiência energética (baixa emissão de NOX – material particulado).

ODS 8 – Emprego digno e crescimento econômico
A Novelis tem a estratégia de negócios baseada no conceito de economia circular e foco na reciclagem. Conta com ciclos de investimento voltados para aumento da capacidade e eficiência operacional, programa de integridade, códigos de conduta de funcionários e fornecedores, e política de direitos humanos.
Destaque para o Programa IguAl, que estimula o respeito e a valorização às diferenças não só dentro da Novelis, mas também na sociedade que a cerca. A liderança também promove a igualdade de gênero, oportunidades, inclusão e não discriminação.

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
A empresa investe na construção de alternativas para captação de água e modal de transporte. Atua com estímulo à economia local e desenvolvimento de soluções inovadoras com clientes.
A Novelis, inclusive, recebeu o prêmio de Reconhecimento de Fornecedores por soluções inovadoras e práticas mais sustentáveis.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
A empresa estimula a coleta seletiva via alto valor agregado ao material, possui 100% da gestão de resíduos internalizada e reciclagem de 96% dos resíduos gerados na produção.
A Novelis investe ainda no desenvolvimento e qualificação de fornecedores para diminuir o risco de impacto ambiental no entorno.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis
A Novelis tem metas de redução do consumo específico de água e energia e de resíduo aterrado, e conta com programa e procedimento internos para gestão de produtos químicos.

ODS 13 – Combate às alterações climáticas
A empresa participa ativamente, via Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), da discussão sobre a Política Nacional de Mudança do Clima. Mantém processo rigoroso de qualificação e homologação de fornecedores, em especial de transportes.

Veja também:

Prolind completa 30 anos de atuação no mercado de alumínio

A Prolind Alumínio comemora 30 anos no dia 19 de junho. A empresa foi criada para dar continuidade aos negócios da Aluswiss e Arquetipo, fabricantes de peças automotivas a partir de perfis extrudados. A planta inicialmente localizada em Taubaté (SP), no Vale do Paraíba, passou a ser administrada pelo Grupo Helptec, holding do empresário Adalberto

Poços de Caldas, cidade das águas termais e do minério de bauxita

Devido à formação geológica rica em minério de bauxita, a cidade de Poços de Caldas, localizada no Sudoeste de Minas Gerais, divisa com o Estado de São Paulo, ofereceu uma contribuição importante para o início da produção de alumínio primário no Brasil. A região atraiu investimentos da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) há 80 anos

Casais se conhecem trabalhando para a MRN na Amazônia

Neste Dia dos Namorados, conheça duas histórias de amor que tiveram início em períodos distintos no projeto da Mineração Rio do Norte (MRN), desenvolvido no distrito de Porto Trombetas, município de Oriximiná (PA), em pleno coração da Amazônia. Em 1986, dois jovens se conheceram durante encontros com amigos em espaços de lazer, jogos no ginásio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima