Novelis investe em capacitacao

Para a Novelis, a mudança na visão da sociedade é positiva e estimula investimentos

Setor empresarial pode e deve contribuir para reduzir impactos ambientais, econômicos e sociais

A Novelis, companhia que atua na área de laminados e reciclagem de alumínio, empenha-se em mudar e melhorar o ambiente socioambiental contribuindo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) firmado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Alguns valores passaram a fazer parte dos objetivos da própria empresa e definem as prioridades e aspirações para 2030.

Segundo Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, a sociedade civil passou a entender que as grandes empresas, motores importantes da economia global, podem e devem contribuir para reduzir os impactos econômicos e sociais, por concentrar produtividade e acumular receitas.

“O desenvolvimento da consciência ecológica coletiva em diferentes camadas e setores da sociedade mundial acaba por envolver também o setor empresarial. O fator ambiental vem mostrando a necessidade de adaptação das empresas e, consequentemente, direciona novos caminhos na sua expansão”, acrescenta.

Na visão da executiva, isso faz com que as empresas mudem seus paradigmas, objetivos e estratégias de investimentos e de marketing, tudo voltado para o aprimoramento de seu produto, adaptando-o à nova realidade do mercado global.

“Essa mudança é positiva e estimula ainda mais a Novelis a investir no que já acredita ser importante”, reforça Eunice.

Atualmente, a sustentabilidade está no centro do modelo de negócio da Novelis. Os investimentos para aumentar a capacidade de produção e de reciclagem reforçam o compromisso com os ODS da ONU na América do Sul.

Conheça algumas ações da empresa:

ODS 1 – Erradicação da pobreza
A companhia conta com 11 centros de coleta no Brasil e investiu mais de R$ 800 mil na qualificação da gestão das cooperativas e no treinamento de catadores, contribuindo com a redução da informalidade do mercado de reciclagem e melhor distribuição de renda para as famílias.
Além disso, a Novelis recicla cerca de 60% das latas de alumínio produzidas no Brasil.

ODS 6 – Água limpa e saneamento
A empresa possui meta de redução do consumo específico de água e promove melhorias no sistema de tratamento de água para uso industrial, via gestão das torres de resfriamento.
Além disso, a Novelis investe na implementação de projetos para reuso da água (retrolavagem de filtros e torres de resfriamento) e captação inicial de água da chuva na estação de tratamento de afluentes.

 ODS 7– Energia acessível e limpa
Tem 100% do processo de reciclagem e refusão à base de gás natural e meta de redução do consumo de energia. A empresa utiliza fornos com alta eficiência energética (baixa emissão de NOX – material particulado).

ODS 8 – Emprego digno e crescimento econômico
A Novelis tem a estratégia de negócios baseada no conceito de economia circular e foco na reciclagem. Conta com ciclos de investimento voltados para aumento da capacidade e eficiência operacional, programa de integridade, códigos de conduta de funcionários e fornecedores, e política de direitos humanos.
Destaque para o Programa IguAl, que estimula o respeito e a valorização às diferenças não só dentro da Novelis, mas também na sociedade que a cerca. A liderança também promove a igualdade de gênero, oportunidades, inclusão e não discriminação.

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
A empresa investe na construção de alternativas para captação de água e modal de transporte. Atua com estímulo à economia local e desenvolvimento de soluções inovadoras com clientes.
A Novelis, inclusive, recebeu o prêmio de Reconhecimento de Fornecedores por soluções inovadoras e práticas mais sustentáveis.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
A empresa estimula a coleta seletiva via alto valor agregado ao material, possui 100% da gestão de resíduos internalizada e reciclagem de 96% dos resíduos gerados na produção.
A Novelis investe ainda no desenvolvimento e qualificação de fornecedores para diminuir o risco de impacto ambiental no entorno.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis
A Novelis tem metas de redução do consumo específico de água e energia e de resíduo aterrado, e conta com programa e procedimento internos para gestão de produtos químicos.

ODS 13 – Combate às alterações climáticas
A empresa participa ativamente, via Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), da discussão sobre a Política Nacional de Mudança do Clima. Mantém processo rigoroso de qualificação e homologação de fornecedores, em especial de transportes.

Veja também:

Vantagens do alumínio: resistência mecânica e à corrosão garante maior durabilidade aos produtos

O alumínio é um dos metais mais consumidos pela indústria moderna. Ao longo dos anos, a produção de novas ligas tem agregado benefícios relacionados à alta resistência mecânica e à corrosão que, somados às demais características do metal, proporcionam durabilidade para as soluções desenvolvidas em setores como transportes, construção e energia, entre outros. E são

Empresas do segmento do alumínio reforçam compromisso com a sociedade e o meio ambiente

A relação entre consumidores, empresas e governos vem se modificando ao longo dos anos. O termo “responsabilidade social” passou a integrar a agenda das companhias no Brasil a partir dos anos 1990, na abertura econômica do País. Em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), realizada no Rio de Janeiro,

Hydro assume compromisso de ser um bom vizinho

A multinacional norueguesa Hydro tem pautado sua atuação no diálogo, colaboração e transparência nas relações com as partes interessadas no Brasil. Isso envolve desde as comunidades do entorno para promoção do desenvolvimento local até universidades e instituições de pesquisa para criação de alternativas sustentáveis para o reuso dos resíduos de bauxita resultantes do processo produtivo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima