Venus_Alu

O nascimento de Vênus

Foi pensando em uma obra de arte de Sandro Botticelli, datada do século 15, que o arquiteto chinês Chen Keshi desenvolveu a Zhuhai Opera House, casa de show com toque de modernidade digna do espaço, localizada na costa chinesa. “O nascimento de Vênus”, que atualmente está exposta em Florença, na Itália, está nos detalhes da construção de Keshi.

A Opera House foi inaugurada apenas no final de 2016, mas é fruto de um trabalho de oito anos, que começou com o vislumbre do criador que, ao observar o mar, conseguiu imaginar a cena da deusa romana emergindo das águas. Para chegar à forma que existe hoje, o arquiteto pesquisou uma espécie de concha, chamada de Amusium pleuronectes, encontrada no litoral sul da China. E assim começava a nascer o projeto.

A princípio, o exterior da obra seria feito com mármore italiano, porém, devido às intempéries que frequentemente atingem a costa chinesa, este passo foi repensado, e a solução encontrada foi substituir o material por alumínio. Com isso, não apenas a casa de shows ficou mais segura, mas também com um design mais moderno e menos tempo na construção.

O uso do alumínio também facilitou outra atração que as conchas da Opera House proporcionam. Tudo o que se passa dentro do ambiente é transmitido na fachada da casa, através de projeções em LED. Com a estrutura de metal e revestimento de alumínio, o design ideal foi alcançado, e a construção de Us$ 160 milhões foi finalizada. Formando assim duas conchas, uma com 90 metros, que abriga 1.550 lugares, um auditório e um palco, com estrutura para grandes apresentações.

O segundo ambiente, com cerca de 60 metros de altura, abriga 500 pessoas e foi projetado para receber desfiles de moda e exposições de arte, por exemplo. Toda a instalação, que fica em cima de 57.680 metros quadrados de terra recuperada na beira-mar, também inclui um primeiro andar de uso misto com bares, restaurantes, lojas de varejo e galerias de arte.

Quando a Zhuhai Opera House foi lançada, Chen Keshi defendeu sua obra. “Quando o sol nasce, é muito bonito. Algumas cidades são ricas, mas não famosas, pois não são conhecidas por nada. Por que milhões de pessoas vão a Paris? É por causa da cultura, que é eterna. Estamos fazendo isso aqui.”

Veja também:

Ligas modernas melhoram eficiência dos modelos da Mercedes-Benz

A equipe de pesquisa e desenvolvimento da montadora alemã Mercedes-Benz já utiliza ligas de alumínio em seus produtos. O objetivo é melhorar a eficiência de combustível e, consequentemente, diminuir o desgaste do automóvel. Os metais mais leves e duráveis estão presentes tanto nos chassis, carroceria, freios e aerofólio, como nos acabamentos internos — no caso

Alumar participa da Expo Indústria Maranhão 2019

A Alumar esteve entre os expositores da 3ª Expo Indústria Maranhão, uma das maiores feiras multissetoriais da indústria da Região Nordeste, realizada a cada dois anos pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Em seu espaço, os visitantes, com óculos especiais, podiam fazer uma visita virtual pela fábrica e também visualizar um holograma

ABAL esclarece que desde 2018 alumínio brasileiro paga sobretaxa aos EUA

Após a manifestação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Twitter sobre a restauração de tarifa para o alumínio brasileiro enviado para o país, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) explicou que, desde 1º de junho de 2018, as exportações do metal aos Estados Unidos já pagam sobretaxa. De acordo com a ABAL, trata-se

Rolar para cima
Rolar para cima