Battery_Enclosure_1024x500

Novelis tem nova geração de compartimento de baterias

Novidade usa liga de alta resistência nas seções estruturais e oferece melhor desempenho, mais autonomia e maior competitividade em relação ao peso

A Novelis apresentou a 2ª geração de seu compartimento de baterias para veículos elétricos. Produzido com o uso intensivo de chapas de alumínio e já pronta para produção, a novidade, evolução da 1ª geração, traz inovações em arquitetura, capacidade de resfriamento e modularidade.

“A 2ª geração do compartimento de baterias, projetada a partir de ligas de alta resistência desenvolvidas pela Novelis, chega ao mercado com um novo design para maximizar a redução de peso e custos, além de potencializar a capacidade energética do componente”, afirma Guilherme Superbia, gerente de Excelência Comercial e Marketing da Novelis.

Em comparação com as peças tradicionais produzidas com aço, o compartimento de alumínio é 50% mais leve e ainda oferece outras vantagens, como maior resistência à corrosão e propriedades de gerenciamento térmico aprimoradas.

Além disso, o alumínio é infinitamente reciclável — e a fabricação a partir da reciclagem consome 95% menos energia do que a produção com o metal primário. Dessa forma, o compartimento de alumínio é uma opção muito mais sustentável, um importante requisito para as fabricantes de automóveis na atualidade.

Ainda segundo a Novelis, levando em conta as soluções de compartimentos de baterias produzidas com alumínio extrudado ou fundido, a nova geração apresenta melhor relação custo/benefício para produção em larga escala e oferece autonomia superior a 560 km, contra pouco mais de 390 para igual volume de compartimento de alumínio extrudado.

“A 2ª geração de compartimentos de baterias para veículos elétricos é o resultado direto do feedback recebido pela Novelis do mercado, além de estar em estreita colaboração com parceiros e clientes. Nosso novo compartimento de bateria EV posiciona ainda mais o alumínio como o padrão da indústria para oferecer melhor desempenho, maior alcance e maior competitividade para os veículos elétricos em relação ao peso”, declara Pierre Labat, vice-presidente-sênior e chief Strategy & Sustainability Officer da Novelis.

Para o desenvolvimento da 2ª geração, a Novelis desenvolveu importantes novidades, como a laminação de ligas de alta resistência (Advanz s650) utilizadas nas seções estruturais.

Outras partes usam ligas de alta formabilidade, que permitem atingir formas profundas e complexas. Isso faz com que a solução seja plenamente adaptável para ser acomodada em diversos designs das fabricantes de veículos elétricos.

O novo compartimento proporciona solução avançada para as baterias CTP (cell-to-packl) — de 15% a 30% mais compacta do que as configurações de células tradicionais, e também requer menos peças em sua construção.

No Brasil, o processo de eletrificação ainda está em estágio inicial de desenvolvimento, mas a Novelis vê o mercado com otimismo.

“Existe um grande potencial de crescimento futuro. Acreditamos que essa solução também será utilizada no nosso mercado tão logo tenhamos os veículos elétricos sendo fabricados por aqui”, destaca Superbia.

Veja também:

Conheça a tecnologia das rodas de alumínio da Yamaha MT-09

A nova MT-09 é uma das novidades da Yamaha em sua linha 2021. Inteiramente renovada, a moto do tipo naked ganhou junto com o novo visual motor maior e mais potente, além de um pacote de sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem. E ela também perdeu peso — ponto em que o alumínio teve papel

Com alumínio no motor, novo Corvette Z06 é mais potente

O Chevrolet Corvette Z06 2023 foi projetado para ser uma máquina de precisão. Equipado com motor V8 aspirado de 5.5 litros, rende 680 cv, maior potência para um propulsor com essas especificações já oferecida em um carro de produção. O propulsor foi construído com bloco de alumínio, pistões de alumínio forjado e virabrequim plano, que

Librelato lança linha de furgão de alumínio Evolut

A Librelato acaba de apresentar seu novo furgão Alumínio, parte da recém-lançada linha Evolut. Disponível nas versões semirreboque (três eixos) e bitrem (seis eixos), dentre suas aplicações estão o transporte de caixas, sacarias, fardos, embalagens, eletroeletrônicos, pneus, alimentos e produtos paletizados em geral. “Os clientes que utilizam a linha de furgão Alumínio geralmente são aqueles

Rolar para cima