Apesar da crise sanitária, a Novelis observou a retomada da demanda por chapas de alumínio a partir de junho do ano passado – desde abril, a empresa operava com apenas 70% da capacidade. Com isso, conseguiu recuperar o volume de vendas e encerrou o último trimestre com alta de 8%, em comparação ao mesmo período de 2019.
“A chegada da pandemia mudou o comportamento do consumidor e o canal de vendas da cerveja. Com o aumento do consumo dessa bebida em supermercados, observamos um crescimento da lata no mix de embalagens. A participação da lata no segmento de cerveja ultrapassou 60%, conforme estimativas”, explica Augusto Nogueira, vice-presidente Comercial da Novelis.
Segundo o executivo, no negócio de folhas de alumínio, também houve aumento da demanda por embalagens de alimentos, bens de higiene, cosméticos e medicamentos.
“Vamos monitorar a segunda onda da Covid-19, pois ela pode trazer algumas incertezas e impactar alguns mercados, como o de linha branca, construção civil e de transportes”, afirmou o executivo em entrevista ao Valor Econômico.
A Novelis segue com a ampliação da fábrica de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, com investimento de R$ 650 milhões.
“No final da execução do projeto de expansão, nossa capacidade de produção de chapas e reciclagem aumentará em 100 mil t/ano. O investimento elevará a produção da fábrica de chapas para 680 mil t/ano e a capacidade de reciclagem de sucata de alumínio para 490 mil t/ano”, reforça o vice-presidente da companhia.