novelis_bobina_materia

Novelis produz alumínio 100% reciclado para a indústria automotiva na Europa

Empresa alcança marco histórico com bobina feita exclusivamente de sucata automotiva, impulsionando a sustentabilidade no setor

A Novelis Inc., empresa global de laminação e reciclagem de alumínio, acaba de alcançar um marco significativo na indústria automotiva ao anunciar a produção pioneira da primeira bobina de alumínio global fabricada com sucata automotiva 100% reciclada e proveniente de veículos em fim de vida.

Esse material piloto, desenvolvido e produzido especificamente para o mercado automotivo europeu, destina-se a aplicações de revestimento externo de carroceria. Ele está de acordo com os mais rigorosos padrões de qualidade de superfície e formabilidade exigidos pelo setor. 

A inovação foi alcançada por meio da Plataforma de Circularidade Automotiva (ACP), iniciativa conjunta com a thyssenkrupp Materials Services, renomada fornecedora de serviços de distribuição e cadeia de suprimentos.

Segundo Michael Hahne, vice-presidente do setor automotivo da Novelis Europa, os clientes do setor automotivo estão sempre em busca de formas de descarbonizar seus produtos, mantendo-os leves, seguros e com preços acessíveis.

“Produzir alumínio a partir de sucata de veículos em fim de vida não é apenas um testemunho de nossa dedicação a um futuro circular para o alumínio e à melhoria do fornecimento do material crítico. É também uma conquista inovadora, mostrando o potencial de benefícios ambientais significativos e a capacidade de atender as demandas de alto desempenho da produção automotiva moderna”, aponta Hahne.

A Novelis já oferece aos fabricantes de automóveis produtos com até 85% de conteúdo reciclado. Esse feito é resultado da colaboração contínua com clientes, da implementação de sistemas de reciclagem de circuito fechado para sucata pós-produção e da crescente parceria com os principais fornecedores de materiais recicláveis. Agora, a empresa direciona seus esforços para ampliar a adoção dessa nova tecnologia, permitindo que as montadoras incorporem um percentual ainda maior de material reciclado em seus futuros projetos de veículos.

Foto: Divulgação Novelis

Veja também:

Toshiba lança bateria com alumínio para veículos elétricos

A Toshiba Corporation acaba de apresentar o módulo SCiB, seu mais recente avanço em baterias de íon-lítio. Projetado para impulsionar a eletrificação de ônibus, navios e aplicações estacionárias, o novo produto possui placa de base de alumínio, o qual promete dissipar o calor com uma eficiência duas vezes maior que os módulos atuais. As baterias

Alumínio brasileiro em destaque na COP30

De 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará, realizar-se-á a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Na ocasião, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), em conjunto com as indústrias do setor, apresentará ao mundo que o alumínio, um metal leve e versátil, pode ser protagonista na construção de

Setor do alumínio mostra sua força na COP30

Preparando o terreno para a COP30, empresas do setor de alumínio, como Alcoa, Novelis, Hydro e MRN, intensificam seus projetos de sustentabilidade, visando a demonstrar o compromisso com a descarbonização, economia circular e responsabilidade socioambiental. O evento, a ser realizado em Belém, capital do Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025, será palco

Rolar para cima
Rolar para cima