WhatsApp Image 2019-03-21 at 12.22.56

Novelis inicia obras de expansão da fábrica de Pindamonhangaba (SP)

Aumento da capacidade produtiva vem acompanhado de um novo terminal ferroviário, que melhorará o escoamento da produção

Publicado no dia 21 de março, às 16h07

A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, promoveu um evento nesta quinta-feira, 21 de março, para anunciar o início oficial das obras de expansão de sua unidade em Pindamonhangaba (SP). Com investimentos de R$ 650 milhões, a intervenção aumentará a capacidade de produção de chapas de alumínio em 100 mil toneladas/ano e a capacidade de reciclagem em 60 mil toneladas/ano — a fábrica passará a ter capacidade produtiva de, aproximadamente, 680 mil toneladas/ano e 450 mil toneladas/ano para reciclagem do metal.

A companhia anunciou ainda o aprimoramento de sua infraestrutura e sistema logístico. A intenção é facilitar o acesso aos portos de Santos (SP) e Itaguaí (RJ). Com isso, será erguido um novo terminal ferroviário que irá conectar a planta aos portos por meio da rede ferroviária da MRS, regulamentada pela Agência Nacional de Transportes (ANT).

“A construção do terminal ferroviário diversifica nossos modais de transporte, ao mesmo tempo que oferece uma alternativa mais sustentável, garantindo uma logística mais eficiente para o cliente”, afirma Tadeu Nardocci, presidente da Novelis América do Sul. A empresa revela que, com a implementação do novo modal ferroviário, poderá reduzir em até 73% suas emissões de CO2 no transporte de produtos — em comparação com o transporte rodoviário.

“Esse investimento é um olhar para o futuro e dá continuidade à nossa bem-sucedida operação na região, além de reforçar o nosso compromisso com a inovação no fornecimento de soluções de alumínio”, sintetiza Nardocci.

A fábrica de Pinda foi inaugurada em 1977 e conta com cerca de 1.100 profissionais. Ela é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo. O projeto conta com o suporte da Investe SP, agência de desenvolvimento ligada ao governo do Estado. No evento realizado nesta quinta, além de executivos e parceiros da companhia, marcaram presença o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues.

 

Veja também:

Balança comercial: alumínio registra superávit no primeiro semestre de 2021

De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a balança comercial do setor no primeiro semestre de 2021 registrou superávit de US$ 623 milhões (valor FOB, sigla em inglês para designar o frete em que a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente). O resultado positivo se deve, principalmente, às exportações de alumina

Novo IPad tem estrutura com alumínio 100% reciclado

Com foco no meio ambiente, os novos iPad e iPad mini têm estrutura com alumínio 100% reciclado e estão disponíveis nas cores prateado e cinza-espacial. Segundo a Apple, fabricante dos equipamentos, todos os modelos da linha contam com o metal. Atualmente, as operações corporativas globais da empresa são neutras em emissões de carbono. No entanto,

Alcoa completa 12 anos de investimentos em Juruti (PA)

Nesta quarta-feira, 15 de setembro, a Alcoa completa 12 anos desde a sua chegada no município de Juruti (PA), onde mantém uma mina de bauxita e movimenta o porto local. Além da preocupação com os negócios, a companhia mantém um olhar para o futuro da cidade, a partir de investimentos em diversas áreas, como a

Rolar para cima