Novelis inicia obras de expansão da fábrica de Pindamonhangaba (SP)

Aumento da capacidade produtiva vem acompanhado de um novo terminal ferroviário, que melhorará o escoamento da produção


Publicado no dia 21 de março, às 16h07

A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, promoveu um evento nesta quinta-feira, 21 de março, para anunciar o início oficial das obras de expansão de sua unidade em Pindamonhangaba (SP). Com investimentos de R$ 650 milhões, a intervenção aumentará a capacidade de produção de chapas de alumínio em 100 mil toneladas/ano e a capacidade de reciclagem em 60 mil toneladas/ano — a fábrica passará a ter capacidade produtiva de, aproximadamente, 680 mil toneladas/ano e 450 mil toneladas/ano para reciclagem do metal.

A companhia anunciou ainda o aprimoramento de sua infraestrutura e sistema logístico. A intenção é facilitar o acesso aos portos de Santos (SP) e Itaguaí (RJ). Com isso, será erguido um novo terminal ferroviário que irá conectar a planta aos portos por meio da rede ferroviária da MRS, regulamentada pela Agência Nacional de Transportes (ANT).

“A construção do terminal ferroviário diversifica nossos modais de transporte, ao mesmo tempo que oferece uma alternativa mais sustentável, garantindo uma logística mais eficiente para o cliente”, afirma Tadeu Nardocci, presidente da Novelis América do Sul. A empresa revela que, com a implementação do novo modal ferroviário, poderá reduzir em até 73% suas emissões de CO2 no transporte de produtos — em comparação com o transporte rodoviário.

“Esse investimento é um olhar para o futuro e dá continuidade à nossa bem-sucedida operação na região, além de reforçar o nosso compromisso com a inovação no fornecimento de soluções de alumínio”, sintetiza Nardocci.

A fábrica de Pinda foi inaugurada em 1977 e conta com cerca de 1.100 profissionais. Ela é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo. O projeto conta com o suporte da Investe SP, agência de desenvolvimento ligada ao governo do Estado. No evento realizado nesta quinta, além de executivos e parceiros da companhia, marcaram presença o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e o prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *