Lorry Cargo Transport Delivery in motion, United Kingdom M1 Moto

Novelis e Maxion inovam com protótipo de chassis de caminhão feito com alumínio

Objetivo das empresas é promover a utilização do alumínio para a indústria de transportes

Uma parceria de dois anos envolvendo os centros técnicos da Novelis e da Maxion foi responsável pelo desenvolvimento de um protótipo de chassis de caminhão com aplicação de alumínio.

A criação, por meio de co-design, teve um amplo ciclo de desenvolvimento, com etapas de definição do material, simulação da aplicação, processo de conformação, testes prático e de repetição.

A iniciativa possibilitou a aplicação de novos materiais, com a utilização de processos de larga escala, em estruturas de veículos comerciais, oferecendo para as montadoras produtos com redução expressiva de peso e impacto ambiental.

Alumínio em automóveis
O setor automotivo é o segundo maior consumidor do metal no Brasil, atrás apenas do segmento de embalagens. Já na maioria dos países desenvolvidos, é para o setor de transportes que a maior parte do alumínio é destinada.

Somado a isso, há a demanda por veículos cada vez mais leves, menos poluentes e resistentes. O alumínio supre todas essas necessidades.

Por isso, a área automotiva tem potencial para consumir ainda mais alumínio no Brasil.

Crédito da imagem de abertura: adobe.stock.com

Veja também:

Conheça a nova bicicleta Raleigh Juniper com quadro de alumínio

A marca britânica de bicicletas Raleigh apresentou sua mais recente inovação: a bicicleta da linha Juniper com um quadro totalmente de alumínio. Perfeita para jovens aventureiros que buscam uma bicicleta com durabilidade longa e peso reduzido, a novidade traz esse quadro de alumínio que foi sutilmente projetado para combinar resistência e leveza, sendo o segredo

Alumínio na rota da inovação automotiva

O alumínio está assumindo um papel cada vez mais central no setor automotivo, impulsionado por uma tendência global de crescimento no consumo de produtos feitos com esse metal. Segundo o Anuário Estatístico do Alumínio de 2022 da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e projeções do International Aluminium Institute (IAI), espera-se um aumento de 40% na

Rolar para cima
Rolar para cima