Lorry Cargo Transport Delivery in motion, United Kingdom M1 Moto

Novelis e Maxion inovam com protótipo de chassis de caminhão feito com alumínio

Objetivo das empresas é promover a utilização do alumínio para a indústria de transportes

Uma parceria de dois anos envolvendo os centros técnicos da Novelis e da Maxion foi responsável pelo desenvolvimento de um protótipo de chassis de caminhão com aplicação de alumínio.

A criação, por meio de co-design, teve um amplo ciclo de desenvolvimento, com etapas de definição do material, simulação da aplicação, processo de conformação, testes prático e de repetição.

A iniciativa possibilitou a aplicação de novos materiais, com a utilização de processos de larga escala, em estruturas de veículos comerciais, oferecendo para as montadoras produtos com redução expressiva de peso e impacto ambiental.

Alumínio em automóveis
O setor automotivo é o segundo maior consumidor do metal no Brasil, atrás apenas do segmento de embalagens. Já na maioria dos países desenvolvidos, é para o setor de transportes que a maior parte do alumínio é destinada.

Somado a isso, há a demanda por veículos cada vez mais leves, menos poluentes e resistentes. O alumínio supre todas essas necessidades.

Por isso, a área automotiva tem potencial para consumir ainda mais alumínio no Brasil.

Crédito da imagem de abertura: adobe.stock.com

Veja também:

Alumínio aplicado no primeiro Airbus 380 a entrar em operação se transforma em souvenir

Em janeiro deste ano, o primeiro avião do modelo Airbus 380 foi totalmente desmontado. Parte das 560 toneladas da fuselagem foi transformada em sete mil etiquetas de alumínio para bagagem, com edição limitada. O produto foi fabricado pela Aviation Tag, empresa especializada na transformação do material proveniente de aeronaves em souvenir. As etiquetas exclusivas podem

Novelis mantém parcerias estratégicas no setor automotivo

Com foco no desenvolvimento de veículos mais leves e eficientes, a Novelis está trabalhando com diversos produtores de equipamentos para veículos, os chamados Original Equipment Manufacturers (OEMs), para oferecer ligas de alumínio de alta resistência e com processos que atendam as demandas atuais. Atualmente, 100% das chapas de alumínio enviadas à fábrica da Jaguar Land Rover

Ligas modernas melhoram eficiência dos modelos da Mercedes-Benz

A equipe de pesquisa e desenvolvimento da montadora alemã Mercedes-Benz já utiliza ligas de alumínio em seus produtos. O objetivo é melhorar a eficiência de combustível e, consequentemente, diminuir o desgaste do automóvel. Os metais mais leves e duráveis estão presentes tanto nos chassis, carroceria, freios e aerofólio, como nos acabamentos internos — no caso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu