Lorry Cargo Transport Delivery in motion, United Kingdom M1 Moto

Novelis e Maxion inovam com protótipo de chassis de caminhão feito com alumínio

Objetivo das empresas é promover a utilização do alumínio para a indústria de transportes

Uma parceria de dois anos envolvendo os centros técnicos da Novelis e da Maxion foi responsável pelo desenvolvimento de um protótipo de chassis de caminhão com aplicação de alumínio.

A criação, por meio de co-design, teve um amplo ciclo de desenvolvimento, com etapas de definição do material, simulação da aplicação, processo de conformação, testes prático e de repetição.

A iniciativa possibilitou a aplicação de novos materiais, com a utilização de processos de larga escala, em estruturas de veículos comerciais, oferecendo para as montadoras produtos com redução expressiva de peso e impacto ambiental.

Alumínio em automóveis
O setor automotivo é o segundo maior consumidor do metal no Brasil, atrás apenas do segmento de embalagens. Já na maioria dos países desenvolvidos, é para o setor de transportes que a maior parte do alumínio é destinada.

Somado a isso, há a demanda por veículos cada vez mais leves, menos poluentes e resistentes. O alumínio supre todas essas necessidades.

Por isso, a área automotiva tem potencial para consumir ainda mais alumínio no Brasil.

Crédito da imagem de abertura: adobe.stock.com

Veja também:

Setor do alumínio será essencial para o transporte no pós-pandemia

Até o início da pandemia, 8,3 milhões de passageiros eram transportados nas linhas disponíveis do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na Grande São Paulo. Já os ônibus levavam cerca de 8,8 milhões de pessoas todos os dias. Aglomerações, como se sabe, são perfeitas para a proliferação de vírus respiratórios. E nesse

A importância de projetos cooperativos para a cultura da inovação

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) realizou um webinar na última terça-feira, 30 de junho, para mostrar como a união entre empresas pode fortalecer a inovação no pós-Covid-19. Desde a fundação, em 2013, a organização social já superou a marca de 100 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação cooperativos, modalidade na qual

Cresce procura por baús de alumínio na 4Truck

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus,a 4Truck, empresa de implementos rodoviários feitos de alumínio para o segmento leve, aumentou em 50% o número de orçamentos no mês de maio. O crescimento se deve à demanda de transportadores e frotistas ligados à entrega de alimentos, medicamentos e materiais de limpeza, entre outros serviços fundamentais nesse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu