No final do mês de Novembro, aconteceu no Rio de Janeiro a cerimônia da 42a edição do Prêmio Aberje, que reconhece as melhores práticas da comunicação empresarial brasileira, marcando a trajetória de profissionais e suas organizações como protagonistas do contínuo aperfeiçoamento das narrativas empresariais.
E a indústria do alumínio teve representantes vencedores na noite. A Novelis foi premiada duas vezes: pela iniciativa do Prêmio Novelis de Sustentabilidade, na categoria Comunicação de Programas Voltados à Sustentabilidade Empresarial, e na categoria Comunicação e Relacionamento com o Público Interno, por seu programa Família em Ação, que busca aproximar os familiares de funcionários da empresa para participar de treinamentos e palestras sobre segurança no trabalho. O terceiro encontro do programa aconteceu em maio de 2016, provando o sucesso da empreitada, que já solucionou mais de 70% dos problemas que existiam à época do primeiro encontro.
Já a Norsk Hydro foi contemplada com o prêmios de Comunicação e Organização de Eventos assim como Comunicação Integrada, por levar a banda norueguesa A-ha até o Pará para realizar shows em comemoração dos 110 anos de atuação da empresa no Brasil, os 30 anos da Albras e os 20 anos da Hydro Alunorte.
Por meio de ações sociais, a companhia disponibilizou ingressos para o público paraense e também integrou a vinda do grupo com os projetos sustentáveis e seu planejamento de renovação e compromisso com o Estado. O vocalista Morten Harket encerrou a passagem da banda pelo Estado com uma visita à mina de bauxita da Hydro, em Paragominas, onde plantou uma muda de Mogno Brasileiro na área de reflorestamento da empresa.
Novelis e Hydro são duas das maiores atuantes da cadeia do alumínio no mundo e seu reconhecimento nos setores em que atua é um reflexo das boas práticas dentro da indústria do alumínio, constantemente preocupada com as questões de sustentabilidade, segurança e desenvolvimento.