O Complexo de Laminação e Reciclagem da Novelis, localizado em Pindamonhangaba (SP), foi certificado com o selo Lixo Zero, concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil e reconhecido pela Zero Waste International. Com índice de desvio de resíduos para aterro de 95,15% – ou seja, reciclados, reutilizados ou compostados em vez de enviados para aterros sanitários -, a empresa alcançou a certificação pela excelência na gestão de resíduos sólidos.
“Essa conquista é um reflexo do nosso investimento contínuo em soluções sustentáveis e da nossa visão de longo prazo para o negócio. Esse resultado valida nossas práticas de gestão de resíduos e nos impulsiona a buscar níveis ainda mais elevados de eficiência e circularidade, contribuindo para a redução da nossa pegada de carbono”, afirma Francisco Carvalho, vice-presidente de Operações na Novelis América do Sul.
A certificação Lixo Zero da Novelis ganha visibilidade ao coincidir com o Dia Mundial do Lixo Zero, comemorado em 30 de março, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta sobre a necessidade urgente de reduzir a produção de resíduos. No Brasil, segundo os últimos dados de 2024 da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), mais de 77 milhões de t de lixo são geradas anualmente, com 40% de descarte inadequado.
Foto: Divulgação Novelis