Foto 10 aérea

Novelis conclui investimento de R$ 750 milhões na fábrica de Pindamonhangaba (SP)

Francisco Pires, presidente da companhia na América do Sul, anuncia planos para nova expansão da unidade

A Novelis entregou a expansão da fábrica localizada em Pindamonhangaba (SP), no Vale do Paraíba. Considerado o maior complexo de laminação e reciclagem de alumínio da América do Sul, a planta atinge a capacidade total anual de 680 mil t na produção de chapas e 490 mil t na reciclagem. Trata-se de um acréscimo de 100 mil t em ambas as áreas.

“O projeto de expansão foi concebido para atender à crescente demanda de mercado e assegurar o nosso crescimento e o de clientes de forma sustentável. Por isso, investimos não somente na área de laminação, mas também na de reciclagem e em alternativas para suprimento de água, as quais, juntamente com o novo modal ferroviário, reafirmam nosso compromisso com um futuro sustentável”, reforça Francisco Pires, presidente da Novelis América do Sul.

Em entrevista ao Valor Econômico, o dirigente informou que a companhia já trabalha em novo aumento da capacidade da fábrica, o qual deve envolver cerca de R$ 2,5 bilhões e contemplar o que há de mais moderno no setor.

“Estamos avançando com o estudo de viabilidade tecnológica e econômica, pois será um grande projeto. Em meados de 2022 vamos submeter à aprovação dos acionistas”, disse.

Obra entregue
O projeto de expansão da fábrica de Pinda teve início em novembro de 2018 e envolveu melhorias na reciclagem, refusão, preparação de placas, laminação a quente e a frio, acabamento e logística.  A obra, agora com área construída de 21 mil m2, totalizando 220 mil m2, beneficiará principalmente os setores de latas de bebidas e de especialidades.

Em 2020 foi inaugurado o terminal ferroviário responsável por transportar 25% das cargas inbound e outbound. A empresa também adquiriu uma área adicional de 380 mil m2, já pensando nas futuras expansões.

Durante a fase de construção, a obra gerou cerca de 2,5 mil postos de trabalho. A partir da expansão, o complexo vai agregar 90 profissionais, entre funcionários da Novelis e de empresas parceiras.

Veja também:

Alcoa Poços de Caldas agenda auditoria para certificação ASI

A Alcoa de Poços de Caldas (MG) está se preparando para receber a certificação no padrão de desempenho da organização global Aluminium Stewardship Initiative (ASI). A auditoria está agendada para março de 2022. As unidades da companhia localizadas em São Luís (MA) e Juruti (PA) já conquistaram o selo. “Acreditamos que esse é um importante

Alubar cria link específico para PCDs em banco de talentos online

A Alubar, fabricante de cabos elétricos e vergalhões de alumínio, passou a disponibilizar um link específico no seu banco de talentos para pessoas com deficiência (PCDs) interessadas em vagas de emprego na planta paraense de Barcarena e no escritório global em São Paulo.  As inscrições devem ser realizadas exclusivamente na plataforma de recrutamento e seleção #SejaAlubar.

Apesar dos desafios, veículos elétricos e híbridos crescem no Brasil

A eletromobilidade é uma tendência mundial que ainda depende de uma política nacional e de medidas de apoio ao transporte sustentável para avançar no Brasil. Por enquanto, há 66 mil veículos elétricos e híbridos circulando pelo país, de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Apesar dos desafios de infraestrutura de recarga e

Rolar para cima