Nos primeiros dez dias do Rock in Rio Brasil 2024, ocorrido de 13 a 22 de setembro e que reuniu mais de 730 mil pessoas, a Rede Movimento, em colaboração com a Novelis e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), coletou e encaminhou para a reciclagem mais de 8 t de latas de alumínio.
O material coletado passará por um processo de reaproveitamento no centro de coleta da Novelis, localizado em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Em seguida, será encaminhado para a fábrica da empresa, em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. Para garantir a rastreabilidade e a transparência em todas as etapas do processo, a iniciativa utiliza a tecnologia blockchain, que proporciona o mapeamento de dados ligados à economia de energia, impacto social, extração de matéria-prima da natureza e a emissão de carbono evitada.
Segundo informações da Ancart e da Reutiliza Já, a reciclagem do alumínio coletado no evento evitará a extração de cerca de 40 t de bauxita, minério essencial na produção de alumínio primário, colaborando, assim, para a preservação ambiental.
Gustavo Faria, gerente-sênior de Negócios de Metal da Novelis América do Sul, afirma que a atuação da Novelis em parceria com a Ancat e com cooperativas de catadores em eventos de grande porte, como o Rock in Rio, reforça o compromisso da empresa com a circularidade das latas de alumínio.
“Trabalhamos para que o material consumido seja reciclado e volte à cadeia produtiva de forma eficiente, valorizando o trabalho dos catadores e contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Esse modelo de atuação garante que a matéria-prima continue sendo um dos materiais mais reciclados no Brasil, com índices que se mantêm entre os mais altos do mundo”, comemora.
Foto: Divulgação Novelis