A Nissan Motor anunciou que a partir deste ano passou a incorporar em seus veículos componentes de alumínio de baixas emissões de CO2, provenientes de alumínio verde ou reciclado.
A marca está adquirindo chapas de alumínio de baixas emissões da Kobe Steel e da UACJ Corporation para usar nos painéis dos veículos fabricados no Japão.
Nos próximos meses, também começará a adquirir rodas, componentes de chassi e de eixos e cabos elétricos feitos de alumínio verde nos mercados do Japão, Estados Unidos e Europa.
A empresa pretende substituir cerca de 20% do uso de alumínio não reciclado por alumínio verde ou reciclado nesses mercados até o final de 2024 e, até 2027, utilizar esse tipo de alumínio em todos os componentes de seus veículos que contêm alumínio (inclusive os processados) em nível mundial.
O alumínio verde é produzido com eletricidade não oriunda de combustíveis fósseis, reduzindo as emissões de CO2 em até 50%. Já o alumínio reciclado pode diminuir essas emissões em até 95%. Essa iniciativa da Nissan faz parte da sua meta de alcançar a neutralidade de carbono em todo o ciclo de vida de seus veículos até 2050.
Foto: Divulgação Nissan