A Nespresso – marca de cafés porcionados da Nestlé – foi certificada como Empresa B pela entidade sem fins lucrativos B-Lab, sediada nos Estados Unidos. Para receber o selo internacional, as empresas precisam atender altos padrões em cinco áreas: governança, colaboradores, comunidade, meio ambiente e clientes.
“Essa conquista é consequência de um trabalho árduo e incansável feito ao longo de anos, cumprindo padrões de desempenho nos campos sociais e ambientais, principalmente no Brasil, que é o maior fornecedor de café para a Nespresso. Não é uma jornada rápida e muito menos fácil, mas é preciso seguir todos os dias com um compromisso que é inegociável: o de trabalhar por um mundo cada vez mais sustentável já para hoje, e não apenas para o amanhã” conta Ignacio Marini, BEO da companhia no Brasil.
Atualmente o fornecimento de café por parte dos agricultores ocorre por meio do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável, desenvolvido em conjunto com a Rainforest Alliance. No Brasil, 1.200 fazendas parceiras integram a iniciativa.
No país, a companhia também iniciou seu programa de reciclagem em 2011 e investe mais de R$ 5 milhões por ano em ações relacionadas. As cápsulas de alumínio usadas são encaminhadas ao Centro de Reciclagem em Osasco, Região Metropolitana de São Paulo, e passam por um processo de separação entre o pó de café e o metal, que são posteriormente reaproveitados.
A certificação como Empresa B é válida para os negócios globais da Nespresso. No entanto, a marca deve demonstrar, a cada três anos, melhorias nas ações e aumentar suas pontuações, assim como as 4.500 organizações que já possuem o selo no mundo.
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