Dr. Jô falando com dona Zuleide, na comunidade do Boa Vista sobre a importância de ficar em casa (1)

MRN promove campanha de combate à Covid-19 nas comunidades do Pará

Empresa também fará distribuição de testes rápidos aos hospitais municipais de Oriximiná e Terra Santa

Em meio à pandemia da Covid-19, a Mineração Rio do Norte (MRN) ampliou as ações preventivas para as comunidades quilombolas e ribeirinhas vizinhas à sua operação no Pará. Uma grande campanha leva informações por vários canais, incluindo WhatsApp, mídias sociais e rádio.

As atividades são desenvolvidas pelo Projeto Quilombo, iniciativa em operação há mais de 20 anos que faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN, com ações em cumprimento às condicionantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A campanha já veicula conteúdos com linguagem adaptada às comunidades e alinhados às recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, beneficiando mais de quatro mil pessoas de 16 comunidades quilombolas e duas comunidades ribeirinhas.

Entre os materiais mais vistos, destaque para a série de vídeos curtos “Pergunte ao Dr. Jô” (imagem acima), em que o médico Joseraldo Furlan esclarece as dúvidas dos comunitários em entrevistas feitas por ele mesmo em suas viagens, cujo conteúdo engloba a transmissão da doença, o porquê de se fazer uma boa higienização das mãos e objetos de uso cotidiano, como redobrar os cuidados com os idosos e, sobretudo, a importância do confinamento social.

“Recomendamos que as pessoas fiquem em suas comunidades e não ‘desçam’ para cidades vizinhas. Também é fundamental proteger os idosos, afastando-os das crianças e das pessoas com sintomas de gripe”, explica o médico.

Além das ações de campanha, a MRN adquiriu mil testes rápidos para diagnóstico da Covid-19, sendo que parte deles será distribuída aos hospitais municipais de Oriximiná e Terra Santa. A previsão de chegada dos kits é na primeira quinzena de abril.

“Desde o dia 15 de março, a empresa está empenhada nas medidas preventivas para proteger os empregados diretos e terceirizados, moradores do distrito de Porto Trombetas e comunidades. Para os comunitários, inclusive, antecipamos as atividades do Projeto Quilombo e aumentamos os dias da atuação na região. Tudo para combater a disseminação da Covid-19. Acreditamos que a melhor forma de se fazer isso é disseminar informação clara, objetiva e em consonância com as recomendações dos órgãos de saúde”, pontua Yanto Araújo, gerente de Administração de Infraestrutura da MRN.

As comunidades e lideranças também estão engajadas, contribuindo com a gravação de vídeos para orientar a todos e transmitir um importante pedido: cuidem uns dos outros.

 

Veja também:

Hydro distribui jogos educativos sobre a importância da prevenção à Covid-19

Para reforçar a orientação sobre a prevenção à Covid-19, a Hydro começou a distribuir entre seus empregados e contratados 10 mil kits com quatro jogos educativos. A ideia é envolver os familiares na sensibilização sobre a importância dos cuidados pessoais e domésticos. O material está em distribuição no Pará e Rio de Janeiro e, em

Instituto Alcoa faz doação de materiais para Hospital Universitário do Maranhão

O Instituto Alcoa realizou uma doação no valor de R$ 200 mil para o Hospital Universitário (HU-UFMA). A ação foi feita por meio da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSDU) e inclui termômetros, máscaras, óculos e protetores faciais. A iniciativa será coordenada pela Alumar e integra um pacote de

Hydro faz nova doação de materiais e equipamentos médicos no Pará

A Hydro iniciou uma nova leva de doações para os municípios de Barcarena e Paragominas, no Estado do Pará. Dessa vez, a empresa destinou equipamentos e materiais para apoiar a área de saúde no combate ao novo coronavírus. Foram contemplados hospitais municipais, unidades de saúde e hospitais de campanha que estão em fase de instalação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu