Niceia Almeida e o time de futebol feminino de Porto Trombetas (1)

MRN incentiva práticas para prevenção de doenças no Dia Mundial da Saúde

Medidas incluem realização de exames periódicos e atividade física regular

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a Mineração Rio do Norte (MRN) reforçou o seu compromisso com a promoção de ações preventivas voltadas aos empregados e à comunidade do distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, no Oeste do Pará.

“Cuidar da saúde é cuidar da própria vida. Com o rastreio, ou seja, com a realização de análise médica – seja por exames físicos, de sangue ou de imagem – em pessoas saudáveis e que podem estar sem sintomas, conseguimos ver a existência de alguma doença e, assim, oferecer um tratamento mais rápido, antes das complicações”, ressalta Natália Fandi, médica do Hospital de Porto Trombetas, mantido pela MRN.

Segundo a profissional, são exemplos de rastreios o teste do pezinho para recém-nascidos, a mamografia para mulheres acima de 40 anos, o preventivo para mulheres acima de 25 anos e o antígeno prostático específico (PSA) para homens acima dos 50 anos.

“Nos periódicos, que são feitos por meio de consultas médicas, conseguimos verificar valores, diagnosticar e tratar pressão alta, colesterol alto, diabetes, além de avaliar se há algum fator de risco na história do paciente que justifique maior atenção”, explica.

A médica acrescenta que a atividade física é fundamental e cada vez mais importante, principalmente com a pandemia da Covid-19. Ela pode reduzir o risco de um paciente ter eventos cardíacos nos próximos 10 anos e ajuda a diminuir o peso e a glicose no sangue. Também fazem parte de orientações para garantir a saúde a ingestão adequada de água e uma boa alimentação.

Iniciativas na comunidade
Especialista em contas a pagar da MRN, Darley Coelho, 48 anos, anda de bicicleta há mais de 20 anos. Com a pandemia, convidou a esposa Marileide Chagas, 43 anos, para acompanhá-lo na atividade.

“Gostamos de estar em contato com a natureza em um momento de lazer, além de ser bom para prevenir doenças. Nos sentimos bem, tanto fisicamente como mentalmente, após a prática de exercícios, e a diferença na qualidade de vida é notável. Durante a semana, fazemos pedaladas mais leves, de até 40 km. Aos finais de semana cumprimos percursos mais longos. Uma vez ao mês vamos para um município próximo ou lugar distante com amigos. É um bem-estar compartilhado por todos”, afirma o ciclista.

Já Niceia Almeida, 37 anos, dona de casa e moradora de Porto Trombetas, participa de um time de futebol feminino formado por onze mulheres. O grupo já existe há quase três anos e, de segunda a quinta-feira, elas se reúnem no final da tarde para praticar o esporte. Para ela, o futebol é uma forma especial de manter a saúde em dia.

“Além de ser um momento de diversão e lazer, é uma forma de nos mantermos ativas e saudáveis. Começou como um hobby. Depois, convidamos outras mulheres que gostam de futebol e, quando percebemos, o grupo tinha crescido. Hoje, nós participamos de campeonatos aqui e em outros municípios. As meninas amam muito os encontros e é um momento de bem-estar e de alegria”, declara.

Corrida
Para estimular a promoção de exercícios, o Hospital de Porto Trombetas realizará a 1ª Corrida pela Saúde do distrito, no dia 9 de abril, a partir das 7h30, com entrega de prêmios e medalhas. As inscrições estão abertas até 7 de abril, no Escritório de Experiência do Paciente, mediante a doação de 4 kg de alimentos não perecíveis.

Crédito das fotos: divulgação

Veja também:

Dia da Indústria: a importância do setor produtivo do alumínio brasileiro

Em 25 de maio comemora-se o Dia da Indústria. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor produtivo brasileiro respondeu por 22,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 71,8% das exportações brasileiras em 2021. Os dados mais recentes indicam que o setor industrial também representa 68,6% do investimento empresarial em pesquisa

CBA comemora resultados da parceria que gera renda para costureiras em MG

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) atua desde 2018 no desenvolvimento e na profissionalização das costureiras da Associação Intermunicipal de Confeccionistas de Santo Antônio do Rio Preto (Confisarp), localizada no município de Miraí, a cerca de 310 km de Belo Horizonte. A empresa apoia a instituição por meio de capacitação, qualificação e infraestrutura em parceria

CBA adere ao Movimento Ambição Net Zero do Pacto Global da ONU

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) anunciou sua adesão ao Movimento Ambição Net Zero, implementado pela Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas. A iniciativa busca apoiar as empresas signatárias para que estabeleçam metas robustas, com base na ciência, visando a reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e colaborar com

Rolar para cima