A Mineração Rio do Norte (MRN) conquistou em agosto, pelo 6º ano consecutivo, o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol – reconhecimento global de práticas de gestão das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
A conquista é resultado de um rigoroso processo de auditoria e verificação realizado por entidades credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garantem a precisão e a integridade dos dados divulgados. Essa conquista reforça o compromisso da MRN com a mineração sustentável na Amazônia e fortalece sua credibilidade junto ao mercado e às comunidades, demonstrando responsabilidade na gestão de seus impactos ambientais.
Desde 2007, a MRN realiza inventários detalhados que abrangem todas as etapas da cadeia produtiva, monitorando rigorosamente suas emissões de GEE. Em 2023, reforçou ainda mais esse compromisso ao revisar o fator de emissão relacionado à supressão vegetal, uma das principais fontes de CO₂ nas operações da companhia, buscando aprimorar continuamente sua gestão das mudanças climáticas.
“Essas certificações refletem a dedicação contínua da empresa em operar com responsabilidade, priorizando a segurança, a saúde e o respeito ao meio ambiente e às comunidades em que atuamos”, afirma Wvagno Ferreira, gerente-geral de Gestão Desempenho, Risco e Controles Internos da MRN.
O Programa Brasileiro GHG Protocol foi desenvolvido em 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces) em parceria com o World Resources Institute (WRI) e outras instituições.
Foto: Divulgação MRN