A Mineração Rio do Norte (MRN), em parceria com a fabricante de máquinas Komatsu, iniciou um curso de capacitação em operação de máquinas pesadas em Oriximiná, no Pará. A iniciativa tem como objetivo qualificar moradores de comunidades quilombolas e ribeirinhas, oferecendo treinamento teórico e prático para preparar futuros operadores de máquinas pesadas.
A iniciativa, que faz parte do Programa Komatsu Operator Program Beginner – Programa Operador Iniciante (KOP-B), oferece uma formação completa em operação de máquinas pesadas para mineração, com duração de dois meses. O curso abrange aspectos teóricos e práticos, garantindo que os participantes estejam aptos a operar os equipamentos com segurança e eficiência, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos.
Magda Damasceno, gerente de Desenvolvimento de Pessoas da MRN, afirma que a iniciativa tem o potencial de fortalecer a economia local, gerar novas oportunidades de emprego e promover o desenvolvimento comunitário, além de estreitar os laços entre a empresa e os moradores das comunidades da região.
“Os cursos profissionalizantes abrem as portas do mercado de trabalho. Dessa forma, as comunidades têm a oportunidade de ampliar condições de emprego e renda. Toda formação é uma troca. Nós ensinamos, mas também aprendemos. Aqui, temos a possibilidade de aprender com as comunidades e elas têm a chance de levar conhecimentos técnicos que vão ampliar a rede de contatos e as oportunidades no mercado de trabalho”, declara.
Foto: Divulgação MRN