Fotografia_Primeiro Lugar_Daiane dos Santos

MRN anuncia vencedores de concurso cultural promovido no Pará

Iniciativa integra programação do Mês do Meio Ambiente da empresa

A Mineração Rio do Norte (MRN) finalizou o concurso cultural “Orgulho de Crescer com a Natureza à Nossa Volta – Ano 2”, realizado no Pará, estado em que mantém operação de mineração de bauxita.

Ao todo, mais de 120 trabalhos artísticos foram inscritos nessa iniciativa que busca valorizar talentos locais e dar visibilidade a experiências de interação com o meio ambiente e de desenvolvimento sustentável na região

 O evento fez parte da programação do Mês do Meio Ambiente 2021 da companhia e, nessa edição, contemplou duas modalidades culturais: Desenho e Fotografia Amadora.

“Mais uma vez, ficamos bastante felizes com a representativa participação e criatividade, qualidade e originalidade dos trabalhos apresentados”, destaca Karen Gatti, gerente de Comunicação da MRN.  

A estudante Júlia Oliveira, 09 anos, conquistou o 1º lugar com um desenho que simboliza a relação sustentável entre a mineração, as comunidades e a natureza. Para isso utilizou lápis grafite e de cor sobre papel.

Já a bióloga Daiane dos Santos, 28 anos, levou o prêmio com uma foto intitulada ‘Olhares e um ciclo. Ontem quem vivenciava a experiência, hoje passa adiante’, produzida na Comunidade Abuí, sediada no território do Alto Trombetas 1.

A inspiração para a imagem surgiu da narrativa de Fabrícia Reges, ex-servidora do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), que sempre sonhou em participar do Programa Quelônios do Rio Trombetas e finalmente realizou o sonho como sua coordenadora de campo em janeiro de 2020.

“Busquei captar a emoção dela quando participava da soltura dos quelônios no tabuleiro”, conta Daiane.

Os vencedores em cada modalidade (1º, 2º e 3º lugares) foram eleitos por uma comissão julgadora composta por Marcelino Conti, professor e antropólogo do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Oriximiná (PA); e Claudinete Colé, coordenadora-executiva da Associação dos Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (ARQMO), além de profissionais das áreas ambiental, de relacionamento com comunidades e comunicação da companhia.

Veja também:

Hydro Rein e Albras celebram operação das usinas solares em Paracatu (MG)

A divisão de energia renovável da Hydro, a Atlas Renewable Energy (Hydro Rein), e a Albras anunciaram no início de abril que começaram a operação das usinas solares fotovoltaicas de Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG). O complexo, formado por diversos projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, representando, aproximadamente, 12% da demanda energética

Programa Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa, completa uma década de educação ambiental

O Programa Cultivando a Mata Atlântica, conduzido pela Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Fundação Jardim Botânico, celebra uma década de existência em 2024. Ao longo desses dez anos, aproximadamente, 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

MRN reafirma compromisso com a sustentabilidade ao renovar certificações ASI

Mediante uma auditoria independente conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), organismo internacional de certificação, a Mineração Rio do Norte renovou suas certificações da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia (CoC), reafirmando as práticas de gestão da empresa alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). A certificação ASI

Rolar para cima
Rolar para cima