Smiling young black woman spraying deodorant on armpit in bathroom. African girl with curly hair cleaning underarms after shaving. Happy fresh woman spraying deo at home while looking at mirror.

“Mito ou verdade?” Alumínio contido nos antitranspirantes não causa câncer de mama

Médica esclarece que estudos no Brasil e exterior não relacionam os derivados do metal à doença

Em tempos de fake news, aquelas notícias falsas que viralizam e podem prejudicar pessoas e empresas, o portal Revista Alumínio lança a série “Mitos e Verdades”. O objetivo é esclarecer os leitores sobre informações infundadas e sem embasamento científico que são constantemente divulgadas sobre o metal.

Nesta primeira edição, abordamos a possível relação entre o uso de antitranspirantes, produtos que contêm sais de alumínio e seus derivados na formulação, com possíveis ocorrências de câncer de mama.

Para isso, convidamos para uma conversa Taciana Dal`Forno Dini, médica dermatologista e coordenadora de Cosmiatria da Residência de Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Confira a entrevista abaixo:

Como agem os antitranspirantes no corpo humano? Eles podem causar câncer de mama?
Taciana – Os antitranspirantes têm ação local na superfície da pele e atingem as glândulas sudoríparas e não os tecidos mamários. Devemos salientar que o câncer de mama é originário do tecido mamário e não da pele, o que não permite relacionar cientificamente o uso desses produtos ao surgimento da doença.

O que dizem as pesquisas sobre os efeitos desses produtos?
Taciana – Segundo o Breast Cancer Resource Center, da American Cancer Society, antitranspirantes não aumentam o risco de câncer. As substâncias normalmente encontradas nesses produtos não apresentaram, em pesquisas, qualquer relação com a doença. Eles são testados rigorosamente antes de liberados para o consumo, e parece não haver embasamento científico para essa preocupação.

Há algum estudo realizado no Brasil sobre esse tema?
Taciana – No Rio de Janeiro, o Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher (Cepem) investigou o assunto junto ao Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos e à Biblioteca Nacional de Medicina americana. Os médicos do Cepem também afastaram a hipótese de os antitranspirantes serem responsáveis pelo aparecimento de câncer de mama.

Existe alguma restrição para o uso diário desses produtos?
Taciana – Não. A utilização de antitranspirantes não provoca nenhuma doença e pode, no máximo, causar uma leve irritação na pele, ou ainda, em casos isolados, provocar eczemas em pessoas alérgicas a algum componente específico da formulação. Deve-se utilizá-los conforme a frequência de aplicação sugerida no rótulo.

Como os antitranspirantes são classificados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)?
Taciana – São classificados como produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes de grau 2. De acordo com a Anvisa, itens dessa categoria possuem indicações específicas, cujas características exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, bem como informações e cuidados sobre o modo de uso.

Taciana Dal`Forno Dini, médica dermatologista: “A utilização de antitranspirantes não provoca nenhuma doença”

Veja também:

Conheça a nova bicicleta Raleigh Juniper com quadro de alumínio

A marca britânica de bicicletas Raleigh apresentou sua mais recente inovação: a bicicleta da linha Juniper com um quadro totalmente de alumínio. Perfeita para jovens aventureiros que buscam uma bicicleta com durabilidade longa e peso reduzido, a novidade traz esse quadro de alumínio que foi sutilmente projetado para combinar resistência e leveza, sendo o segredo

Alumínio em ascensão: projeções econômicas impulsionam mercado para 2024

Segundo o Informe Conjuntural do primeiro trimestre da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as projeções econômicas para 2024 indicam um crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, prevê-se um aumento na indústria de 2,1%; espera-se que haja alta de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da indústria de transformação, incluindo, neste

Rolar para cima
Rolar para cima