Em parceria com uma montadora japonesa, a Maxion Wheels desenvolveu uma roda de alumínio medindo 6,5’’ x 17’’, com 8,7 quilos, ultrapassando a meta do cliente. O novo modelo é 1,8 quilo mais leve que a roda do mesmo tamanho produzida atualmente e deve chegar ao mercado asiático em maio de 2020.
Com o uso do produto, será possível reduzir o peso do veículo de passeio em mais de 7 quilos, tornando-o mais econômico. Além disso, a montadora poderá atender à legislação sobre a emissão de CO2 no Japão.
Para realizar esse trabalho, o time de engenharia avançada da Maxion Wheels, na planta de Limeira (SP), utilizou o método Otimização Topológica. Trata-se de um processo matemático customizado que avalia a quantidade mínima de massa estrutural necessária para garantir o máximo de rigidez e performance do produto.
Os engenheiros utilizaram um supercomputador, que reduz o tempo de processamento de análises complexas em até 75%. A combinação de hardware e software customizados é capaz de verificar o melhor design para roda, entre mais de cinco mil opções de projeto.