Aston_Martin_DBX01-jpg

Leve e potente, primeiro SUV da Aston Martin tem carroceria de alumínio

Apesar das dimensões imensas do DBX, aplicação do alumínio confere apenas 2.245 kg ao veículo

Os britânicos da Aston Martin, montadora especializada em esportivos de luxo, se renderam aos SUVs, veículos que caíram nas graças do consumidor. A empresa de 106 anos de história apresentou no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, seu primeiro modelo do tipo, batizado de DBX.

O gigante tem 5,03 m de comprimento, 1,99 m de largura e entre-eixos de 3,06 m. Por baixo do capô, ronca um motor V8 4.0 turbo que entrega impressionantes 550 cv.

Diante de números tão “parrudos”, a leveza que só o alumínio pode oferecer: o DBX pesa 2.245 kg. Bastante para os SUVs que rodam pelas ruas brasileiras, de proporções menores, mas pouco diante da mecânica do grandão da Aston Martin.

Tal peso só é possível graças à carroceria feita de alumínio, material mais leve do que o aço. A leveza do chassi do DBX, combinada com o motor potente, faz o carro avançar de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. A velocidade máxima é de 291 km/h.

De acordo com a montadora britânica, a carroceria de alumínio colado é feita utilizando uma técnica aprimorada do desenvolvimento do portfólio de carros esportivos. Isso permite uma estrutura leve e rígida.

Crédito da imagem de abertura: Divulgação

Veja também:

Brompton e Hydro apresentam aro de bicicleta de alumínio 100% reciclado

Com o intuito de aumentar o uso de alumínio de baixo carbono em suas bicicletas dobráveis, a Brompton, fabricante londrina, firmou parceria com a Hydro, empresa de alumínio e energia renovável. Em junho, lançaram o primeiro aro de roda de bicicleta do mundo produzido com 100% de alumínio reciclado. Os aros de bicicleta, feitos de

Alcoa Wheels lança roda de alumínio que dispensa polimento

A Alcoa Wheels, divisão da Howmet Inc. especializada em componentes de alumínio para veículos comerciais, acaba de lançar a roda de alumínio Alcoa Dura-Bright EVO. Com tecnologia de ponta, a novidade é destinada a caminhões, ônibus e implementos rodoviários. Disponível inicialmente na dimensão 22,50 x 8,25″, ela dispensa a necessidade de polimento, sendo a solução

Rolar para cima
Rolar para cima