Aston_Martin_DBX01-jpg

Leve e potente, primeiro SUV da Aston Martin tem carroceria de alumínio

Apesar das dimensões imensas do DBX, aplicação do alumínio confere apenas 2.245 kg ao veículo

Os britânicos da Aston Martin, montadora especializada em esportivos de luxo, se renderam aos SUVs, veículos que caíram nas graças do consumidor. A empresa de 106 anos de história apresentou no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, seu primeiro modelo do tipo, batizado de DBX.

O gigante tem 5,03 m de comprimento, 1,99 m de largura e entre-eixos de 3,06 m. Por baixo do capô, ronca um motor V8 4.0 turbo que entrega impressionantes 550 cv.

Diante de números tão “parrudos”, a leveza que só o alumínio pode oferecer: o DBX pesa 2.245 kg. Bastante para os SUVs que rodam pelas ruas brasileiras, de proporções menores, mas pouco diante da mecânica do grandão da Aston Martin.

Tal peso só é possível graças à carroceria feita de alumínio, material mais leve do que o aço. A leveza do chassi do DBX, combinada com o motor potente, faz o carro avançar de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. A velocidade máxima é de 291 km/h.

De acordo com a montadora britânica, a carroceria de alumínio colado é feita utilizando uma técnica aprimorada do desenvolvimento do portfólio de carros esportivos. Isso permite uma estrutura leve e rígida.

Crédito da imagem de abertura: Divulgação

Veja também:

Toshiba lança bateria com alumínio para veículos elétricos

A Toshiba Corporation acaba de apresentar o módulo SCiB, seu mais recente avanço em baterias de íon-lítio. Projetado para impulsionar a eletrificação de ônibus, navios e aplicações estacionárias, o novo produto possui placa de base de alumínio, o qual promete dissipar o calor com uma eficiência duas vezes maior que os módulos atuais. As baterias

Setor do alumínio mostra sua força na COP30

Preparando o terreno para a COP30, empresas do setor de alumínio, como Alcoa, Novelis, Hydro e MRN, intensificam seus projetos de sustentabilidade, visando a demonstrar o compromisso com a descarbonização, economia circular e responsabilidade socioambiental. O evento, a ser realizado em Belém, capital do Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025, será palco

Empresa holandesa inova e apresenta superiate com casco de alumínio

Em março, a Heesen Yachts, construtora holandesa de iates de luxo, anunciou o Projeto Orion (YN 20750), um superiate com o casco totalmente de alumínio. A novidade destaca-se pelo seu design ecologicamente consciente, que busca reduzir a pegada de carbono e otimizar a leveza da navegação, graças à construção de alumínio, resultando ainda em uma

Rolar para cima
Rolar para cima