Os britânicos da Aston Martin, montadora especializada em esportivos de luxo, se renderam aos SUVs, veículos que caíram nas graças do consumidor. A empresa de 106 anos de história apresentou no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, seu primeiro modelo do tipo, batizado de DBX.
O gigante tem 5,03 m de comprimento, 1,99 m de largura e entre-eixos de 3,06 m. Por baixo do capô, ronca um motor V8 4.0 turbo que entrega impressionantes 550 cv.
Diante de números tão “parrudos”, a leveza que só o alumínio pode oferecer: o DBX pesa 2.245 kg. Bastante para os SUVs que rodam pelas ruas brasileiras, de proporções menores, mas pouco diante da mecânica do grandão da Aston Martin.
Tal peso só é possível graças à carroceria feita de alumínio, material mais leve do que o aço. A leveza do chassi do DBX, combinada com o motor potente, faz o carro avançar de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. A velocidade máxima é de 291 km/h.
De acordo com a montadora britânica, a carroceria de alumínio colado é feita utilizando uma técnica aprimorada do desenvolvimento do portfólio de carros esportivos. Isso permite uma estrutura leve e rígida.
Crédito da imagem de abertura: Divulgação