O Instituto Alcoa – entidade sem fins lucrativos que tem o propósito de transformar os territórios em que a companhia está presente – estabeleceu nova parceria com a Secretaria de Educação de Poços de Caldas, em Minas Gerais, para a realização do Programa Ecoa em 2021.
Desde o ano passado, a iniciativa tem duas frentes de atuação: o Ecoa Formação, que visa à capacitação das equipes técnicas e educadores diante do contexto da pandemia; e o Ecoa Gestão, direcionado às equipes das secretarias de educação e coordenadores pedagógicos.
Pelo Ecoa Gestão, as 10 escolas que já integraram a iniciativa no ano passado continuarão sendo monitoradas e mais 15 também serão atendidas, contemplando toda a rede municipal de ensino. O parceiro técnico é a empresa Interação Urbana.
Já as ações do Ecoa Formação buscam a disseminação de conteúdo e criação de tecnologia educacional para mobilizar a comunidade educativa. O desenho do projeto conta com a parceria do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
“A pandemia trouxe um novo cenário para a educação brasileira, requerendo novas habilidades e nova forma de pensar e atuar. Para o Instituto Alcoa, é muito importante saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento de alunos e profissionais da educação neste momento e pensando no futuro”, afirma Mônica Espadaro, gerente de Projetos do Instituto Alcoa.
Vale lembrar que o programa também está presente nos municípios de Juruti (PA) e São Luís (MA).