Inovação reconhecida

Conheça os vencedores da edição 2018 do Troféu Alufoil e fique por dentro da versão para a América Latina do prêmio

O Alufoil Trophy, prêmio organizado há trinta anos pela European Aluminium Foil Association (Associação Europeia para Folhas de Alumínio – Eafa) para reconhecer soluções inovadoras envolvendo folhas de alumínio, teve os vencedores de sua edição 2018 anunciados no dia 10 de abril. No total, foram dez os produtos laureados pela associação.

Além de incentivar no continente europeu o aprimoramento em produtos com folhas de alumínio em sua composição, o Alufoil vem se estendendo para outras partes do mundo: a premiação foi adaptada para a China e, este ano, terá uma edição própria na América Latina.

Alguns dos vencedores do Alufoil Trophy 2018

POLYINERT LAMINATES FOR STICK PACKS
Categoria premiada: Eficiência de recursos
Fabricante: Amcor Flexibles
O que é: embalagem de laminado de alumínio em formato de bastão (stick pack) para medicamentos
Vantagens:
• tem uma camada de contato desenvolvida especificamente para aumentar o tempo de vida útil de medicamentos sensíveis (em formato líquido ou em pó);
• tem menor pegada de carbono para sua produção, consumindo menos energia e trazendo menos desperdício de material na sua fabricação;
• permite a impressão em sua superfície externa para indicar informações ou incluir medidas antifalsificação.

IMAGIC
Categoria premiada: Inovação técnica
Fabricante: Guala Closures
O que é: tecnologia para tampas e fechamentos de alumínio
Vantagens:
• é capaz de criar quase qualquer formato desejado, seja redondo, piramidal ou outros, com altíssima qualidade;
• os campos magnéticos de alta intensidade usados na tecnologia moldam o alumínio para sua adesão perfeita;
• alta resistência, evitando problemas com endentações.

LAMINEO
Categoria premiada: Eficiência de recursos
Fabricante: Huhtamaki flexible Packaging
O que é: laminado extrudado de três camadas para embalagens de café
Vantagens:
• leva 20% a menos de polietileno em sua composição, sem apresentar qualquer perda de rigidez ou desempenho;
• pode ser usado em qualquer máquina para embalagem por fluxo, sem necessidade de modificação ou perda de velocidade no processo;
• sua laminação é feita com uma camada extrudada, não adesiva, ajudando a reduzir a quantidade de substâncias não intencionalmente adicionadas no contato com o café.

Sobre o Alufoil Trophy
Guido Aufdemkamp, diretor-executivo da Eafa, explica que a premiação tem motivado empresas líderes no trabalho com folhas de alumínio a desenvolver e compartilhar novas soluções para a indústria e para o público em geral. “Com ela, nós enfatizamos a importância da folha no dia a dia”, avalia, acrescentando: “Além disso, nosso troféu se tornou um diferencial nas indústrias de embalagens e é carregado com orgulho pelos vencedores ao se apresentar ao mercado, aos consumidores e tomadores de decisões.”

Para Guido, as soluções inscritas nunca deixam de surpreender a equipe da Eafa: elas já não englobam somente a área de embalagens, mas também soluções técnicas para
os segmentos automotivo e de construção civil. “Muitos dos vencedores de 2018 são verdadeiramente revolucionários, seja melhorando o acesso a um produto médico ou ajudando a simplificar um processo elétrico complexo, por exemplo”, avalia o diretor da Eafa.

Quanto à edição latino-americana, Guido se mostra entusiasmado: “Para nós, é um sinal bastante positivo que edições do Alufoil Trophy em outras partes do mundo venham trazer mais inovações”.

Cerimônia de premiação

Ao contrário da premiação europeia, o Troféu Alufoil 2018 | América Latina terá uma cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores: ela será realizada no dia 5 de setembro, dentro do painel de Embalagens do 8º Congresso Internacional do Alumínio.

“Queremos aproveitar esse ano de ExpoAlumínio e do congresso para realizar nossa primeira edição do Alufoil dentro do maior evento do setor na América Latina”, explica Torres, da ABAL. Alumínio estará lá para cobrir a cerimônia e trazer todos os detalhes.

Troféu Alufoil na América Latina: participe!
O Troféu Alufoil 2018 | América Latina é organizado pela ABAL, com apoio da Global Aluminium Foil Roller Initiative (Glafri). “Essa ação é uma forma de colocar o Brasil na rota das premiações mundiais para esse setor, assim como a ExpoAlumínio hoje já faz parte da rota dos grandes eventos mundiais para o alumínio”, comenta Rafael Torres, diretor de Comunicação e Gestão Administrativa da ABAL. As empresas podem inscrever suas soluções em três categorias:
MARKETING, DESIGN E CONVENIÊNCIA DO CONSUMIDOR: esse prêmio será dado a empresas que, na opinião dos juízes, entregarem melhorias reais ao design gráfico e estrutural de embalagens, ergonomia, entrada em novos mercados, ideias que podem levar a embalagem a atrair mais atenção na prateleira de um ponto de venda, bem como ao seu desempenho no mercado, ou que também proporcionem facilidade de uso aos consumidores.
EFICIÊNCIA DE RECURSOS (PELA CADEIA DE FORNECIMENTO) E INOVAÇÃO: essa categoria foi projetada para premiar a eficácia ambiental e a sustentabilidade, bem como inovações no uso das folhas e fechos de alumínio (que tragam benefícios pelo desempenho do material, método de fabricação ou processo de conversão).
PROTEÇÃO DO PRODUTO: premiará os desenvolvimentos que proporcionem melhorias para embalagens, como uma maior vida útil na prateleira para alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos, cosméticos e artigos de toalete, por exemplo. Devem assegurar que os benefícios-chave e valores do produto (nutrição, sabor, aroma, saúde…) sejam perfeitamente preservados até serem utilizados ou consumidos.
Ficou interessado?
As inscrições são gratuitas e terminam em 15 de agosto de 2018. Para participar, basta preencher o formulário no link www.abal.org.br/premioalufoil/inscricao e clicar em “Enviar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *