Bobina de alumínio pré-pintada

Indústrias disponibilizam diferentes tipos de acabamento para o alumínio

Além de se destacar esteticamente, metal pode ganhar superfície mais resistente e durável

O alumínio é adequado a inúmeros acabamentos superficiais de proteção e decoração, ampliando ainda mais as possibilidades de uso em vários setores. As indústrias da cadeia produtiva do metal investem constantemente em novas tecnologias para atender as necessidades e as tendências dos mercados consumidores.

Anodização e pintura

A Hydro Extrusão utiliza acabamentos natural, anodizado, inox e pintado para a indústria automotiva, de bens de consumo e moveleira, com produtos comercializados nos mercados nacional e internacional.

Segundo Jaíne Koschek, supervisora da linha de anodização da companhia, o alumínio sem acabamento superficial pode entrar no processo de oxidação com maior facilidade, principalmente se exposto em locais agressivos, como regiões marítimas e industriais, além de não ter aspecto decorativo.

“A anodização foi o primeiro e mais importante acabamento desenvolvido para tratamento do alumínio, que converte a superfície em óxido de alumínio extremamente resistente à corrosão e de longa duração. Além disso, é um dos tratamentos para metais menos agressivos ao meio ambiente, pois seus efluentes são livres de solventes orgânicos e metais pesados.”

Já a pintura é aplicada sobre o alumínio. A ancoragem dessa camada de tinta é dada por meio de um tratamento químico (conversor).

“Nesse caso, o controle do processo de aplicação do conversor e da tinta deve ser rigoroso, pois, caso haja falha, pode ocorrer o desplacamento da tinta ou pontos de corrosão filiforme”, comenta a supervisora.

Recentemente, a Hydro investiu na linha de produção de acabamento inox, com um novo tanque de coloração, para atender à crescente mudança do acabamento fosco para cores especiais.   

Variedade de acabamentos

Já a Novelis, atuante nas áreas de laminação e reciclagem de alumínio, trabalha com alguns tipos de acabamento para atender os segmentos da construção civil, embalagens, transportes, energia eólica e implementos rodoviários. Dentre as principais aplicações estão:

  • Chapas pintadas para painel ACM, utilizadas em fachadas e painéis decorativos;
  • Chapas envernizadas, incluindo as coloridas, para tampas e anéis de latas;
  • Chapa lavrada xadrez, utilizada em pisos.

 “Além de proporcionar melhor aparência e acabamento estético, o metal pintado apresenta uma superfície mais resistente e durável, aumentando a vida útil do produto”, reforça Alexandre Sartori, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Novelis.

Segundo Sartori, em regiões litorâneas, as chapas pintadas para revestimento de fachadas conferem mais resistência, já que protegem contra corrosão. Nas aplicações que necessitam maior aderência, como pisos, assoalho de ônibus, escadas e rampas, as chapas lavradas são utilizadas, pois o alto relevo garante a consistência antiderrapante.

A Novelis tem investido em novas tecnologias de vernizes para a indústria de latas de bebidas, visando a atender as demandas de mercado.

Sublimação

A novidade do Grupo Ibrap é o tratamento de superfície denominado sublimação, o qual possibilita o efeito madeira. Trata-se de um processo de pintura eletrostática que consegue “imprimir” sobre o alumínio qualquer tipo de imagem.

“Buscamos junto aos nossos fornecedores de tinta possibilidades para manter nosso catálogo de cores o mais atualizado possível, avaliando tendências de mercado e as necessidades dos nossos clientes”, afirma Patryck Civiero Elias, coordenador Comercial de Perfis de Alumínio da empresa.

 A Ibrap também trabalha com os acabamentos natural, pintado e jateado anodizado fosco para aplicações na construção civil, por meio da fabricação de esquadrias, fachadas e guarda-corpos pintados.

De acordo com o coordenador, é comum a utilização do alumínio natural em peças estruturais manufaturadas para o atendimento a clientes dos segmentos agrícola, automotivo e fotovoltaico, entre outros. Já a linha de produtos anodizados e sublimados tem maior adesão por parte do mercado moveleiro, servindo de complemento visual.

Sistema coil coating

A Tekno Kroma oferece grande variedade de soluções em revestimento pré-pintado para aplicação na construção civil, implementos rodoviários, setor automotivo e tampas metálicas.

Douglas Silva, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto (P&D) a empresa, destaca que o alumínio pintado por meio do sistema coil coating proporciona uma infinidade de acabamentos e texturas, as quais agregam valor estético ao produto e eleva a resistência à umidade e cloretos, entre outros.

Bobina de alumínio pré-pintada

Essas propriedades são conferidas por meio de processo homogêneo de limpeza da superfície, fosfatização, aplicação de primer anticorrosivo e tintas de alta performance.

“A pintura do alumínio é necessária para proporcionar beleza e resistência à corrosão em projetos arquitetônicos e atender a legislações alimentícias, entre outras finalidades. Com essa tecnologia, conseguimos criar acabamentos personalizados, de acordo com a necessidade do cliente”, complementa Douglas.

A Tekno Kroma tem um laboratório de P&D que trabalha para o desenvolvimento de novas tecnologias de acabamentos para a pré-pintura de alumínio. O produto Kroma Crinkle Neutral, por exemplo, foi lançado recentemente para aplicação nos gabinetes internos de expositores comerciais, visando a aumentar a eficiência enérgica do processo de refrigeração.

Fotos: Divulgação Tekno Kroma 

 

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima