track-type loader excavator machine doing earthmoving work at sand quarry

Ibram anuncia mudanças para maior profissionalização da mineração brasileira

Instituto acredita que alterações resultarão em mais confiança nos rumos da atividade no País

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) anunciou, no dia 21 de novembro, mudanças no Estatuto e no Regimento Interno. O objetivo é reforçar a estrutura de governança, ampliar a participação das mineradoras no Conselho, em novos comitês técnicos e também setoriais relacionados às variadas substâncias minerais, como a bauxita, matéria-prima do alumínio.

A criação desses comitês, de acordo com o Ibram, deve permitir a organização de debates mais aprofundados relacionados a cada tipo de minério. Estas e outras medidas irão conferir maior nível de profissionalização à gestão do instituto e tornar a representatividade mais democrática, abrangente e estratégica.

“O Ibram amplia a representatividade no universo da mineração brasileira e abre espaço para mais públicos se manifestarem e participarem da tomada de decisões. Vamos consolidar o Instituto como a voz do setor, desde as micro e pequenas até as médias e grandes companhias mineradoras”, diz Wilson Brumer, presidente do Conselho Diretor.

Atualmente, há 9.400 minas em operação no Brasil,  sob responsabilidade de 7.638 empresas mineradoras. Desse montante, 87,3% são microempresas, 11,5% pequenas e médias, e apenas 1,6% grandes.

“O Ibram não pretende substituir as demais entidades e associações representativas do setor. Todas exercem papel importante na defesa dos interesses da indústria minerária. A proposta é de união do segmento, de modo que a mineração seja, efetivamente, reconhecida pela sociedade como indutora do desenvolvimento econômico e social do País”, afirma o dirigente.

Você sabe como é feita a mineração de bauxita no Brasil? Com responsabilidade ambiental e compromisso com a comunidade. Confira nosso especial sobre o assunto!

Crédito da imagem de abertura: adobe.stock.com

Veja também:

Expo Revestir 2024: alumínio é destaque por minimalismo e sustentabilidade

A Expo Revestir, uma das principais feiras de negócios que apresentam materiais e soluções inovadoras para projetos de engenharia, arquitetura, decoração e construção, foi realizada de 19 a 22 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo. Organizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), essa foi

A versatilidade do alumínio: inovações e aplicações na indústria médica

O alumínio, elemento essencial nos bastidores da indústria médica, desempenha múltiplos papéis que aprimoram a eficácia de remédios e a fabricação de equipamentos de alta tecnologia. Um exemplo é a produção de medicamentos que contêm hidróxido de alumínio, bem como vacinas, em que sua presença, em doses entre 0,3 e 1,5 mg por aplicação, não representa

Café Evolutto e Prima Qualità apresentam embalagens de alumínio

Na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada de 20 a 22 de março, em Guaxupé (MG), a Cooxupé, cooperativa cafeeira com mais de 19 mil famílias produtoras cooperadas, apresentou dois lançamentos exclusivos: a versão premium do café Evolutto em embalagem de alumínio e as novas embalagens de alumínio da marca Prima Qualità.

Rolar para cima
Rolar para cima