Formula SAE

Hydro apoia carro elétrico com alumínio desenvolvido por estudantes

Apresentado em primeira mão na Fórmula SAE, veículo leva o metal em diversas aplicações

Alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, se uniram para desenvolver um carro elétrico. A empreitada, apoiada pela Hydro, levou um ano para ser concluída e o resultado será apresentado em primeira mão na Fórmula SAE, que tem início nesta quarta-feira e segue até o dia 1º de dezembro, em São Paulo.

A Fórmula SAE é uma competição estudantil organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE), com o objetivo de propiciar aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro do tipo “Fórmula”.

A equipe Cheetah E-Racing, formada pelos alunos, desenvolveu o protótipo de um carro elétrico com aplicação de alumínio, por ser um material mais leve e resistente à corrosão.

“A parceria com a Hydro vai garantir que os componentes estruturais do carro sejam otimizados. As ligas de alumínio serão usadas em peças de extrema importância, como cubo, caixa de direção e mancais de transmissão. Tudo isso possibilitará uma redução de peso do nosso carro e, como consequência, o aumento da eficiência”, comenta Douglas Shinkawa, membro da equipe Cheetah E-Racing.

Durante os três dias da Fórmula SAE, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, e avaliações das performances de cada projeto na pista.

Além disso, as equipes fazem apresentações do projeto e do modelo de negócio. Este ano, o evento chega à 16ª edição e reúne engenheiros de todo o Brasil para uma competição com visibilidade internacional.

Veja também:

Implementos rodoviários: venda de baús de alumínio cresce em 2019

A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos rodoviários (Anfir) divulgou nesta semana o balanço dos emplacamentos do ano passado. Dentro do segmento leve (carrocerias sobre chassis), o volume emplacado foi de 57 mil unidades, puxado principalmente pelos baús de alumínio/frigoríficos, que tiveram um crescimento de 16,3% em comparação a 2018, com 23,9 mil unidades. Segundo

Rio Tinto começa a comercializar liga Revolution-Al

A Revolution-Al, nova liga da família 3XX desenvolvida pela Rio Tinto especialmente para a produção de rodas, já está sendo comercializada. Segundo a empresa, o produto oferece uma série de vantagens em relação à liga A356.2, atualmente predominante nesse segmento. Destaque para a resistência de 15 a 20% maior, o que proporciona redução de 7%

Licenciamento de veículos elétricos e híbridos triplica em 2019, segundo Anfavea

O balanço divulgado nesta semana pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apontou um crescimento significativo no número de veículos elétricos e híbridos licenciados em 2019: saltou de 3.970, em 2018, para 11.858 unidades no ano passado: crescimento de 198%. De acordo com o levantamento, o aumento teve início no mês junho, quando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu