Formula SAE

Hydro apoia carro elétrico com alumínio desenvolvido por estudantes

Apresentado em primeira mão na Fórmula SAE, veículo leva o metal em diversas aplicações

Alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, se uniram para desenvolver um carro elétrico. A empreitada, apoiada pela Hydro, levou um ano para ser concluída e o resultado será apresentado em primeira mão na Fórmula SAE, que tem início nesta quarta-feira e segue até o dia 1º de dezembro, em São Paulo.

A Fórmula SAE é uma competição estudantil organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE), com o objetivo de propiciar aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro do tipo “Fórmula”.

A equipe Cheetah E-Racing, formada pelos alunos, desenvolveu o protótipo de um carro elétrico com aplicação de alumínio, por ser um material mais leve e resistente à corrosão.

“A parceria com a Hydro vai garantir que os componentes estruturais do carro sejam otimizados. As ligas de alumínio serão usadas em peças de extrema importância, como cubo, caixa de direção e mancais de transmissão. Tudo isso possibilitará uma redução de peso do nosso carro e, como consequência, o aumento da eficiência”, comenta Douglas Shinkawa, membro da equipe Cheetah E-Racing.

Durante os três dias da Fórmula SAE, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, e avaliações das performances de cada projeto na pista.

Além disso, as equipes fazem apresentações do projeto e do modelo de negócio. Este ano, o evento chega à 16ª edição e reúne engenheiros de todo o Brasil para uma competição com visibilidade internacional.

Veja também:

Alumínio aplicado no primeiro Airbus 380 a entrar em operação se transforma em souvenir

Em janeiro deste ano, o primeiro avião do modelo Airbus 380 foi totalmente desmontado. Parte das 560 toneladas da fuselagem foi transformada em sete mil etiquetas de alumínio para bagagem, com edição limitada. O produto foi fabricado pela Aviation Tag, empresa especializada na transformação do material proveniente de aeronaves em souvenir. As etiquetas exclusivas podem

Novelis mantém parcerias estratégicas no setor automotivo

Com foco no desenvolvimento de veículos mais leves e eficientes, a Novelis está trabalhando com diversos produtores de equipamentos para veículos, os chamados Original Equipment Manufacturers (OEMs), para oferecer ligas de alumínio de alta resistência e com processos que atendam as demandas atuais. Atualmente, 100% das chapas de alumínio enviadas à fábrica da Jaguar Land Rover

Ligas modernas melhoram eficiência dos modelos da Mercedes-Benz

A equipe de pesquisa e desenvolvimento da montadora alemã Mercedes-Benz já utiliza ligas de alumínio em seus produtos. O objetivo é melhorar a eficiência de combustível e, consequentemente, diminuir o desgaste do automóvel. Os metais mais leves e duráveis estão presentes tanto nos chassis, carroceria, freios e aerofólio, como nos acabamentos internos — no caso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu