Em abril, a Hydro renovou, por mais cinco anos, o Convênio de Cooperação Técnico-Científica com a Universidade Federal do Pará (UFPA), prolongando a parceria até o final de 2029. Desde seu início, em 2020, o programa já contemplou 180 professores, estudantes e técnicos, por meio de 17 projetos, com um investimento total de R$ 15 milhões.
Para celebrar a renovação, a Hydro recebeu a visita de Gilmar Pereira da Silva, reitor da UFPA, acompanhado de representantes da universidade e da equipe da empresa envolvidos na parceria.
“Ao longo dos primeiros cinco anos, colaboramos para a integração eficiente entre o ambiente acadêmico e a indústria, produzindo conhecimento científico a fim de criar soluções tecnológicas inovadoras e estimular o desenvolvimento de pessoas com alta qualificação técnica. Esse trabalho conjunto contribui para o progresso sustentável da região amazônica e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida da população das áreas em que a Hydro opera”, afirma Raphael Costa, vice-presidente sênior de Tecnologia da Norsk Hydro Brasil.
O convênio entre a Hydro e a UFPA, presente nas três operações da empresa no Pará – Mineração Paragominas, Alunorte e Albras –, tem gerado inovações com foco em sustentabilidade. Entre os destaques estão o uso do caroço de açaí como biomassa, substituindo o carvão mineral na Alunorte, e o desenvolvimento de cimento de baixo carbono e agregados sintéticos a partir de resíduos de bauxita.
Foto: Divulgação Hydro