A Hydro e a Rio Tinto fecharam uma parceria para desenvolver tecnologias de captura de carbono para a produção de alumínio, por meio de um acordo que envolve compartilhamento de informações e investimentos em pesquisa.
O objetivo é, no futuro, implementar essas soluções na otimização do processo de eletrólise do alumínio e na redução das emissões de carbono. A eletrólise é um processo industrial utilizado para extrair alumínio metálico a partir da alumina.
As empresas planejam um investimento conjunto de cerca de US$ 45 milhões ao longo de cinco anos. A maior parte das atividades de pesquisa e desenvolvimento será realizada nas instalações da Hydro na Noruega e nas instalações da Rio Tinto na Europa.
Segundo Eivind Kallevik, presidente e CEO da Hydro, a empresa está se empenhando para atingir a meta de produção de alumínio líquido com emissão zero até 2050, ou antes, implementando soluções em todas as etapas da cadeia de valor, da mina ao metal.
“As tecnologias de captura de carbono são críticas para descarbonizar as fundições existentes. Nossa parceria com a Rio Tinto irá amplificar os esforços para desenvolver soluções adequadas que possam acelerar a transição da indústria do alumínio para a produção líquida zero”, afirma Kallevik.
Fotos: Divulgação Hydro e Rio Tinto