Biodiversity Research Consortium Brazil-Norway

Hydro e ITV unem forças para proteger a biodiversidade

Fundo de Sustentabilidade Hydro investe R$ 6,5 milhões em pesquisas e ações de conservação em áreas de mineração

O Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) e o Instituto Tecnológico Vale – Desenvolvimento Sustentável (ITV) uniram forças para combater as mudanças climáticas e proteger a biodiversidade da Amazônia. A parceria estratégica prevê um investimento de R$ 6,5 milhões em ações de conservação.

O ITV, instituição sem fins lucrativos mantida pela Vale, irá liderar as pesquisas e criará indicadores específicos para avaliar o impacto da atividade mineradora na biodiversidade da região amazônica. Em Paragominas (PA), onde a Mineração Paragominas realiza a extração de bauxita, o projeto concentrará esforços em ações de conservação.

Uma pesquisa iniciada em 2022 pelo ITV nas áreas de operação da Vale, em Carajás (PA), será ampliada para outras regiões da Amazônia. O objetivo é identificar as métricas mais eficazes para avaliar o desempenho em biodiversidade em áreas de mineração na região.

“A parceria com o ITV é um passo importante para a Hydro. As pesquisas nos darão insights valiosos para direcionar nossos investimentos ambientais, gerando benefícios ecológicos, econômicos e sociais na região. Buscamos alinhar nossas operações às melhores práticas nacionais e internacionais. Também queremos garantir a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável não somente em nossas operações, mas em todos os municípios em que atuamos na Amazônia”, afirma Eduardo Figueiredo, diretor de Sustentabilidade & Impacto Social da Hydro.

Foto: Divulgação Hydro

Veja também:

Projeto da MRN liberta milhares de quelônios

Este ano, mais de 45 mil quelônios já foram soltos em Oriximiná e em Terra Santa, no Pará, pelo Projeto Pé-de-Pincha, que completa 25 e 26 anos nas respectivas regiões. A ação, focada na conservação de espécies como tracajá e tartaruga-da-amazônia, é coordenada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o apoio da Mineração Rio

ABAL lidera iniciativa inédita para medir emissões de carbono no Brasil

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) acaba de anunciar uma parceria estratégica que promete impulsionar o setor em direção a um futuro mais sustentável. Em colaboração com o Programa Euroclima, da União Europeia, com o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do

Rolar para cima
Rolar para cima