AdobeStock_280819149 (1)

Grupo Ibrap e Elfer desenvolvem soluções para aplicação do alumínio no setor de transportes

Indústria do alumínio oferta amplo leque de peças para implementos rodoviários, embarcações, veículos agrícolas e militares

O alumínio ajuda a melhorar a eficiência de produtos sem a perda de resistência e durabilidade. Esse atributo tem sido fundamental para o setor de transportes, em que a presença do metal tem se consolidado — confira aqui detalhes de um estudo da Alumobility sobre o tema.

As indústrias de alumínio atendem diversas demandas de clientes relacionados ao segmento. O Grupo Ibrap, por exemplo, tem atuado em um projeto para a aplicação de guardas laterais para implementos graneleiros, a partir das ligas 6351 e 6005, ambas com tratamento térmico.

O objetivo é a redução de peso e de desperdício dos grãos durante o transporte, em função das possibilidades que o alumínio extrudado possibilita ao design”, comenta Michel Birolo, diretor-executivo da companhia.

A Elfer Alumínio, por sua vez, fornece peças para implementos rodoviários, máquinas agrícolas e embarcações, além de veículos militares — nesses últimos, as portas metálicas compensam o peso da blindagem.

“Na grande maioria das soluções, utilizamos a liga 5052 com o objetivo de diminuir o peso e, consequentemente, o consumo de combustível e emissões de gases poluentes na atmosfera”, revela Fábio Passerini, gerente de Negócios da empresa.            

Passerini acrescenta que no agronegócio, o metal também ajudar a reduzir a compactação do solo — um ganho relevante para o setor.

Veja também:

Albras ocupa segunda posição no ranking nacional de comercialização da liga PFA

A Albras, subsidiária da multinacional norueguesa Hydro na produção de alumínio primário, tem se destacado no mercado de liga PFA (lingote com liga de silício), utilizada em larga escala pela indústria automotiva. Desde o lançamento do produto no seu portfólio, em 2019, a empresa ampliou em 100% a produção e já é a segunda maior

Mercedes-Benz lança o seu primeiro chassi de ônibus elétrico no Brasil

A Mercedes-Benz apresentou o seu primeiro chassi de ônibus elétrico no mercado brasileiro, denominado eO500U. A previsão é que o modelo esteja disponível em 2022. O eO500U foi desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira da montadora e amplamente testado na Alemanha. Com rodas de alumínio, o modelo terá autonomia de até 250 km, a maior entre

BMW apresenta o iX, SUV 100% elétrico e com carroceria de alumínio

O BMW iX, utilitário-esportivo que será vendido a partir de novembro nos principais mercados mundiais, é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular destinada a carros elétricos da montadora alemã. E, dessa forma, é o primeiro carro desenvolvido pela marca nascido de um projeto pensado como 100% elétrico desde os rascunhos iniciais.  Em

Rolar para cima