Ford_OK

Ford se compromete a usar ao menos 10% de alumínio produzido com carbono zero até o final da década

Montadora norte-americana aderiu à iniciativa global First Movers Coalition

A Ford aderiu à First Movers Coalition (FMC), iniciativa público-privada que trabalha pela descarbonização de certos setores da indústria global. A fabricante de automóveis americana se compromete a, até 2030, adotar pelo menos 10% do alumínio e aço produzidos com carbono quase zero em seus carros.

Outra meta é alcançar globalmente a neutralidade de carbono até 2050, incluindo a produção de seus veículos, operações em geral e a cadeia global de suprimentos. 

“Como parte da First Movers Coalition, estamos visando o impacto ambiental da nossa cadeia de suprimentos, investindo em alumínio e aço verde. Essa coalizão tem o potencial de construir o futuro do transporte com emissões zero, que é bom para as pessoas, o planeta e os negócios”, disse Chris Smith, diretor de Assuntos Governamentais da Ford

A Ford ressalta que, atualmente, já recicla por volta de nove mil toneladas de alumínio por mês. O processo de reciclagem consome apenas cerca de 5% do que seria necessário para produzir o alumínio primário. 

Sobre a First Movers

A First Movers Coalition é uma iniciativa global do Fórum Econômico Mundial e do governo dos Estados Unidos, que tem como principal objetivo incentivar empresas e países a adotarem novas tecnologias limpas em suas cadeias de suprimentos.

Lançada em novembro de 2021, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a FMC atua em setores da economia industrial considerados de difícil descarbonização.

A adesão da Ford foi oficializada no final de maio, ocasião em que a FMC incluiu o setor do alumínio – que além da Ford, conta até o momento com a participação de Apple, Ball Corporation, Novelis, Trafigura e Volvo Group.

Os demais setores da FMC são aviação, remoção de dióxido de carbono, transporte de cargas, aço e caminhões.

Atualmente, a iniciativa conta com a participação de 55 empresas. Cada uma precisa se comprometer com metas ambiciosas em pelo menos um dos setores – além de participar de iniciativas da coalizão para impulsionar as metas de carbono zero, como a participação em grupos de trabalho por setor.

Foto: Divulgação

Veja também:

Albras fecha novos acordos para fornecimento da liga PFA

A Albras – subsidiária da multinacional norueguesa Hydro, localizada em Barcarena (PA) – anunciou a assinatura de novos contratos para fornecimento da liga especial PFA para fabricantes automotivos de rodas de liga leve. Após o lançamento do produto no seu portfólio em 2019, a empresa já ocupa a segunda posição no ranking nacional de comercialização, com volume de

Ford e Rio Tinto fazem parceria em prol do alumínio sustentável

Um memorando de entendimento foi assinado pela Ford e o Grupo Rio Tinto, com o objetivo principal de aumentar o conteúdo de alumínio de baixo carbono usado nos veículos da marca, além de desenvolver cadeias sustentáveis e seguras de fornecimento de matérias-primas sustentáveis. A iniciativa se dá pouco tempo após a fabricante americana aderir à

Por mais conteúdo reciclado, Novelis faz parceria com startup

A Novelis anunciou uma parceria estratégica com a startup americana Sortera Alloys. Com o acordo, a empresa terá tecnologia avançada de inteligência artificial para análise de imagens e dados, além de sensores de última geração. O objetivo é aumentar o conteúdo de alumínio reciclado nos produtos automotivos.  Segundo a Novelis, a tecnologia da Sortera Alloys

Rolar para cima