Com mais de 53 milhões de foliões prontos para invadir as ruas do Brasil no Carnaval 2025, representando um aumento de 8% em relação a 2024, conforme dados do Ministério do Turismo, a lata de alumínio prepara-se para ser a protagonista da festa. Seja nos blocos de rua, nos sambódromos ou em casa, a praticidade e a leveza dessa embalagem conquistam o público.
Não é para menos: o setor de latas de alumínio para bebidas no Brasil celebrou 35 anos em 2024, consolidando-se como o 4º maior produtor mundial. Além disso, houve aumento de 12% nas vendas desse item no primeiro semestre de 2024 em comparação com 2023.
A preferência pelas latas de alumínio não é por acaso. Para 2025, as projeções já indicam um crescimento de dois dígitos nas vendas, impulsionadas pela explosão dos “RTDs” (do inglês ready to drink, drinques prontos para consumo), principal categoria para o Carnaval, segundo um levantamento realizado pelo IM Insights de Mídia & Mercado da Globo.
O crescimento no número de carnavalescos e os bons resultados nas vendas são apenas um prenúncio do que promete ser o Carnaval mais “latinha” da história.
Vantagens

Reforçando essa tendência, decretos em diversas cidades e Estados, como Campinas (SP) e Maranhão, proíbem a venda e a entrada de bebidas em garrafas de vidro nos circuitos oficiais do Carnaval. Essa medida visa a garantir a segurança dos participantes, reduzindo riscos de acidentes e consolidando a lata de alumínio como a escolha ideal para a celebração.
As latinhas destacam-se ainda pela praticidade e conveniência para o consumidor: resfriam bebidas rapidamente, são leves e fáceis de transportar, perfeitas para atividades ao ar livre, além de serem invioláveis e preservarem o sabor por mais tempo, graças à sua barreira contra luz e oxigênio. A variedade de formatos e designs agrega um valor estético, atendendo diversos gostos e preferências.
Outra excelente vantagem está relacionada à sustentabilidade, pois, conforme dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o setor possui uma excelente taxa de reciclagem, mantendo-se próximo de 100% no Brasil. Tamanha eficiência torna a lata de alumínio um símbolo da economia circular, retornando às prateleiras em apenas sessenta dias. Além de reduzir o impacto ambiental, evitando a emissão de 1,8 milhão de t de gases de efeito estufa, a sua reciclagem gera renda para cerca de 1 milhão de catadores, promovendo um impacto social positivo.
De acordo com o programa Quem Samba Recicla, criado e coordenado pelo Rio Carnaval em parceria com a ABAL, mais de 10 t de latinhas foram coletadas no Carnaval 2024 para reciclagem. A expectativa para este ano é ainda maior.
Com tanta lata de alumínio em circulação, a reciclagem torna-se ainda mais importante para garantir a sustentabilidade da folia. Confira as últimas novidades que as marcas prepararam para as comemorações deste ano e uma seleção especial do portal Revista Alumínio.
Água, por favor!

A lata de alumínio vem para ganhar espaço no mercado de bebidas, disso não temos mais dúvida, tanto pela praticidade como pela segurança. E uma tendência vai se sobressair ainda mais no Carnaval 2025: a água em lata. Essa opção refrescante e ecológica vai ao encontro da crescente preocupação dos consumidores com o meio ambiente, os quais buscam alternativas sustentáveis em suas escolhas. E, claro, em meio à folia e ao calor intenso do Carnaval, a hidratação é fundamental, tornando a água em lata a escolha perfeita para se manter revigorado. Diversas marcas já oferecem essa opção no mercado brasileiro, como Minalba, Indaiá, Dane-se, Serra do Atlântico e Mamba Water.
Brahma

Como uma das principais patrocinadoras do Carnaval carioca, a Brahma lançou, em 2024, latas de alumínio temáticas em homenagem às doze escolas de samba do Grupo Especial, que, na época, foram distribuídas exclusivamente nas quadras das agremiações. Este ano, atendendo o crescente interesse dos foliões, a edição especial estará disponível também nos principais supermercados do Rio de Janeiro, além de nos tradicionais pontos de venda, nos ensaios das escolas e nos bares da Marquês de Sapucaí durante os desfiles. Outra novidade é o tamanho das latas, que agora terão 473 ml, o popular “latão” entre os cariocas. A marca ainda mantém a tradição das latas douradas, prêmio exclusivo para a escola campeã do Carnaval, entregue logo após a apuração dos resultados.
Skol Caipi Beats

Lançada no Carnaval 2023, a Skol Caipi Beats retorna em 2025 em virtude do sucesso das edições anteriores. Inspirada na tradicional caipirinha de limão, a bebida pronta leva cachaça e tem 7,9% de teor alcoólico, como os demais produtos da linha. O produto é comercializado em latas de 269 ml.
Espumante Moscatel Artse

A Artse Vinhos, que tem como sócia a cantora Claudia Leitte, apresenta novidades para o Carnaval, combinando praticidade e celebração. Em parceria com a vinícola Jolimont, a marca relança o Espumante Moscatel Rosé em lata, agora com novo design, e lança o inédito Espumante Moscatel Branco no mesmo formato de 269 ml. A edição limitada, de 2 mil unidades, estará disponível em pré-venda nos canais oficiais das empresas.
VB Refresca

A novidade da Velho Barreiro para o Carnaval 2025 é a VB Refresca, linha de bebidas gaseificadas que segue a tendência dos drinques prontos e saborizados, com menor teor alcoólico. Disponível nos sabores limão, maracujá e frutas vermelhas, a bebida tem 5% de álcool e vem em latas de alumínio de 350 ml.
joví

Surgiu em 2017 como a primeira hard seltzer brasileira e ganhou destaque no Carnaval por sua proposta leve e refrescante. As hard seltzers são bebidas alcoólicas gaseificadas com sabor, semelhantes a um refrigerante. Apresentam teor alcoólico mais baixo e menos calorias. A joví combina álcool e açúcar orgânicos com aromas naturais, sem corantes ou glúten, com 4,5% de teor alcoólico e apenas 42 kcal por 100 ml. Disponível em latinhas de alumínio de 310 ml nos sabores morango, tangerina, limão e abacaxi.
Lambe Lambe

Criada em 2020 em Belo Horizonte, a Lambe Lambe destaca-se como um drinque natural, frisante e frutado, com alta drinkability – termo que define bebidas fáceis de beber, equilibradas e refrescantes. Para o Carnaval 2025, a marca aposta no lançamento da Limonada Rosa, uma combinação de framboesa, limão, morango e hibisco, com 6% de teor alcoólico e ingredientes 100% naturais. Com 1,5 milhão de latas produzidas, a bebida promete refrescância e sabor nos bloquinhos. Além da novidade, a empresa oferece mais duas opções de sabores em versões de latas de 355 ml: pitaya com maracujá e alecrim e tangerina com limão e sal.
Xeque Mate

Para celebrar seus dez anos, a Xeque Mate, marca nacional de bebidas alcoólicas prontas para beber à base de mate e limão, lançou uma edição comemorativa com latas de alumínio, já disponível nos mercados para o Carnaval. Com o slogan “Liberdade Desconhece Destino”, a empresa promove ainda ações especiais, incluindo o patrocínio de blocos de rua e promoções. A lata de 362 ml traz ilustrações que fazem referência à trajetória da Xeque Mate, destacando o Carnaval, a música e os vendedores ambulantes. Até o fim da folia, a companhia deve distribuir mais de 6 milhões de latas em todo o País.
Xá de Cana

Uma bebida mineira que combina cachaça, caldo-de-cana e limão em uma proposta autêntica e refrescante, a Xá de Cana chegou ao mercado em 2023 pela empreendedora Sthella Lima. Criada para ressignificar o conceito da cachaça e do caldo-de-cana, a marca aposta em um drinque pronto, prático e com puro sabor brasileiro. Após uma estreia discreta no Carnaval 2024, a Xá de Cana ganha força em 2025 e promete ser uma das tendências da folia. Disponível em latas de 355 ml, a bebida chega ao público com maior divulgação e expectativa de sucesso entre os foliões.
Cerveja Three Lions

A cervejaria Three Lions marca presença no Bloco do Balaio, em São José dos Campos (SP), com uma edição especial de Carnaval da sua cerveja. A cada ano, a marca lança uma nova versão, com lúpulos e design de lata de alumínio exclusivos.
Para 2025, a Three Lions apresentou uma Hoppy Ale leve, refrescante e aromática, com dryhop dos lúpulos Eureka e Mosaic. A cerveja, ideal para os dias de folia, está disponível em latas de 473 ml.
Lata Cadabra

No pré-Carnaval 2025, a Abralatas lançou a campanha “#LataCadabra!” para celebrar os 35 anos da lata de alumínio no mercado brasileiro de bebidas. Desenvolvida pela agência Audaz, a ação visa a destacar os atributos da embalagem, como leveza, praticidade, capacidade de resfriamento rápido e alta taxa de reciclagem. A campanha utiliza um conceito de “mágica” para ilustrar as qualidades da latinha, com filmes que transformam momentos cotidianos em cenas vibrantes e divertidas. A produção envolveu técnicas de animação, ilustração e efeitos especiais. O objetivo é criar um impacto visual e sonoro a fim de ressaltar a experiência de abrir uma lata de alumínio. Além do foco nos benefícios do produto, a ação destaca o alto índice de reciclagem de latas de alumínio no Brasil. A iniciativa é totalmente digital, com a participação de influenciadores e inserções em diversas plataformas, como canais de tevê on demand e Spotify. E ainda é impulsionada pelo setor de latas de alumínio, representado pelas empresas Ardagh Metal Packaging, Ball, CanPack, Crown Embalagens e Novelis. Assista em https://www.youtube.com/watch?v=vfCVpK7YUW8&t=1s
Crédito da imagem de abertura: hapsuwanArt/stock.adobe.com