Osaka_materia

Fachada de alumínio do Pavilhão do Reino Unido em exposição japonesa une passado e futuro

Espaço britânico presta tributo à herança industrial, transformando cartões perfurados de alumínio em um padrão futurista que mostra progresso e criatividade

Com fachada de alumínio de design arrojado, o Pavilhão do Reino Unido na Expo Osaka 2025, que ocorre até o dia 13 de outubro no Japão, chama a atenção. Revestido de painéis leves e versáteis do metal, com pintura eletrostática, o edifício forma um padrão dinâmico e pixelizado, refletindo o tema da exposição, “Projetando a Sociedade do Futuro para as Nossas Vidas”.

Envolvendo a estrutura de maneira articulada, os blocos de painéis perfurados de alumínio mudam sutilmente de aparência ao longo do dia conforme a luz interage com sua superfície. Ao cair da noite, a iluminação interna do pavilhão ganha destaque, revelando a marcante bandeira Union Jack por meio da malha de alumínio perfurado.

Resultado da colaboração entre a WOO Architects e a ES Global, o projeto vai além da estética. Os painéis homenageiam os cartões perfurados dos antigos teares têxteis, uma tecnologia programável pioneira que revolucionou a criação de padrões em tecidos. Essa referência histórica conecta as indústrias têxteis que impulsionaram as revoluções industriais no Reino Unido e no Japão, ligando o passado de inovação à era digital. Os padrões evoluíram para o código binário e os pixels, base das renomadas indústrias de cinema e jogos. Essa progressão, simbolizada pela adaptabilidade do alumínio, une passado e presente por meio da linguagem universal do padrão e do progresso tecnológico.

“O design do pavilhão celebra a Grã-Bretanha em um momento crucial. Nossa reputação global de inovação e criatividade transparece, enquanto a fachada lúdica, com seu revestimento de alumínio dinâmico, reflete nossa curiosidade inata e a capacidade de encontrar oportunidades em cada desafio. Esse é um espaço em que uma rica narrativa histórica ganha vida. Esperamos que inspire conversas sobre a resiliência e o progresso industrial britânico por muitos anos”, afirma Emma Owens, diretora da WOO.

Além da fachada de alumínio, o pavilhão conta com interiores cuidadosamente projetados pela WOO, incluindo restaurante, café, bar com terraço e salas de reunião, criando uma experiência serena e imersiva que celebra a profunda conexão entre o Reino Unido e o Japão.

Fonte: WOO Architects

Fotos: WOO Architects

Veja também:

Pátio Brasil lança cadeira de alumínio com toque escultural

A empresa de mobiliário para áreas externas Pátio Brasil acaba de apresentar sua mais recente criação: a cadeira Filigrana, integrante da coleção Atmosfera. Fruto da colaboração com o estúdio de design coletivo Plataforma 4, a peça destaca-se pela elegante combinação de uma estrutura de alumínio com um modelo escultural que transmite leveza, ritmo e sofisticação.

Termomecanica inaugura nova unidade para fortalecer atendimento no mercado de semielaborados

A Termomecanica anunciou a inauguração da “TM Soluções”, uma nova unidade em São Bernardo do Campo (SP), com previsão de abertura ainda para o primeiro semestre de 2025. A iniciativa auxiliará tanto pessoas físicas como jurídicas, ofertando uma variedade de produtos semielaborados. O intuito é atender, prioritariamente, os setores de refrigeração, usinagem, instalações em geral,

Milão Cortina 2026 revela tochas sustentáveis de alumínio

As tochas Olímpica e Paraolímpica dos Jogos de Inverno de 2026, o Milão Cortina 2026, a serem realizados nas cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo, foram oficialmente apresentadas ao público em abril. Com design moderno e estrutura produzida com alumínio reciclado, os objetos simbolizam o compromisso dos jogos com a sustentabilidade e a inovação.

Rolar para cima
Rolar para cima