A Expo Revestir 2023 – feira de negócios com soluções em acabamentos e revestimentos para a construção civil que acontece até 17/03 – teve a área de exposição duplicada no São Paulo Expo, na capital paulista.
Em sua 21ª edição, a mostra conta com nova estrutura, favorecendo a participação de mais empresas do setor do alumínio, cujos negócios estão focados em empreendimentos residenciais e comerciais de baixo, médio e alto padrão.
Pela primeira vez no evento, a Benchmark by Kingspan Isoeste apresentou a linha de produtos arquitetônicos de alumínio Creative Wall, Hexagonal, Origami, Standart e Perfurado, que permite a elaboração de fachadas cada vez mais ousadas.
“O diferencial do alumínio é a durabilidade. Ele permite que a espessura do produto seja mais fina, não provoca ondulação como o aço e traz acabamento de qualidade, além de ter resistência em regiões marítimas. Personalizamos dimensões e a pintura de acordo com a necessidade do cliente”, explica Sarah Brandão Rodrigues, consultora de Vendas.
A Eclisse Brasil, empresa nacional com participação italiana, também estreou no evento para mostrar os sistemas para portas de correr embutidas, sistemas deslizantes para portas de passagem e acessórios relativos. A principal fornecedora de alumínio para a empresa é a Perfil Alumínio.
“Como a maioria das nossas soluções contém trilhos, é necessário que sejam fabricadas com alumínio para atender a qualidade do deslizamento”, revela Graziano Pera, diretor da empresa.
Na visão do diretor, a Expo Revestir é uma oportunidade de apresentar os diferenciais da empresa.
“Nossos produtos trazem uma proposta diferente. Hoje atendemos apenas 1% do potencial do mercado, temos muito trabalho e crescimento pela frente.”
Projetos minimalistas
Por meio de uma parceria com a Ezy Color, companhia de origem italiana especializada em acabamento amadeirado, a Decamp Alumínio, distribuidora de perfis extrudados para esquadrias, lançou a linha Perfecta, com produtos que atendem grandes vãos, como portas de até 6 m de altura, e ripados.
“Estamos bastante otimistas com o mercado de alto padrão, por isso investimos bastante em maquinário e estoque. Ousamos participar dessa feira e tivemos uma recepção muito boa”, afirma Eli Ferreira Marques, diretor Comercial e Operacional da Decamp Alumínio.
O dirigente da companhia informa ainda que, além da durabilidade, o alumínio com acabamento amadeirado possui cerca de 20 anos de garantia e requer baixa manutenção.
O Grupo Astra apresentou dois produtos da linha de esquadrias de alumínio, voltados para médio e alto padrão: uma persiana com sistema inteligente, que permite a integração com a assistente de voz Alexa para abertura e fechamento e uma porta de lambri.
“Ambos os produtos são pretos, cor que eleva o padrão da construção. A persiana é uma solução para construtoras que buscam atenuação acústica e a porta traz a possiblidade de acionamento por meio digital”, conta João Victor Formico de Souza, gestor Nacional de Vendas Técnicas da empresa.
Utilizando alumínio desde 1996, o Grupo Astra trabalha com parceiros como a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).
A Weiku do Brasil expôs as esquadrias minimalistas de alumínio, com portas de até 6 m de altura. A empresa segue otimista com o mercado de alto padrão, com investimentos de mais de R$ 25 milhões em 2022.
Segundo Philipp Kilian, gerente Comercial da empresa, o mundo inteiro utiliza o alumínio em sistemas minimalistas.
“Com esse metal é possível fazer portas extremamente altas com perfis finos, porém profundos. Para isso, o alumínio é um material inteligente e fácil de usar, possibilitando inúmeras pinturas e acabamentos diversificados”, afirma.
Em seu terceiro ano no evento, a Esaf Claris apresentou vários lançamentos, entre eles, a linha Uni, que leva conceitos do alto padrão para o econômico.
“A modelagem tem um montante central minimalista, maior área de vidro e menos alumínio aparente. Conseguimos trabalhar o design e manter os custos e desempenho do produto para atender todas as regiões do país”, conta Lara Fornasa, diretora da empresa.
A companhia está otimista nos dois segmentos e entende que o mercado ainda está aquecido.
“Temos ganhado mercado e nossas obras estão no Brasil inteiro.”
A Expo Revestir é promovida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer).
Crédito das imagens de abertura: Divulgação Expo Revestir 2023