Projeto Catavento incentiva a leitura e alfabetização na idade certa para estudantes ribeirinhos (2)

Evolução dos negócios na Alubar inclui colaboradores e comunidade

Empresa tem contribuído de forma consistente com os locais em que está inserida

A sustentabilidade está incorporada nos valores e nas operações da Alubar, fabricante de cabos elétricos de alumínio. A companhia é signatária do Pacto Global das Nações Unidas e tem iniciativas ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e atua de forma a dar significado prático às metas estabelecidas pela ONU.

“Nosso crescimento só faz sentido se fizermos com que todos possam evoluir conosco, sejam os colaboradores ou a sociedade no entorno. As pessoas esperam que estejamos alinhados às melhores práticas corporativas e têm a expectativa de crescerem conosco”, ressalta Maurício Gouvêa, diretor-executivo da Alubar, que está há 20 anos no mercado.

Conheça algumas ações da Alubar alinhadas às ODS da ONU:

ODS 1 – Erradicação da pobreza
Com o Projeto Japiim, a empresa proporciona a profissionalização para mães de Barcarena (PA), por meio do ofício de corte e costura. Atualmente, 32 mulheres produzem confecções nos ateliês do projeto.

 ODS 3 – Saúde e bem-estar
O programa permanente de qualidade de vida chamado Viva Bem realiza campanhas sobre saúde e bem-estar para os públicos interno e externo. Além disso, a equipe de medicina do trabalho mantida pela empresa ganhou maior importância no contexto da pandemia para cuidar dos colaboradores.

 ODS 4 – Educação de qualidade
O Projeto Catavento, executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Barcarena (Semed), incentiva a leitura por meio da distribuição de obras literárias e capacitação de professores de 30 escolas ribeirinhas, com cerca de 1.500 alunos beneficiados a cada ano.

 ODS 5 – Igualdade de gênero
A Alubar tem aumentado a participação feminina em todas as áreas, incluindo Engenharia, cargos operacionais e de alta liderança. De janeiro de 2019 a janeiro de 2020, a participação das mulheres cresceu de 18% na companhia.

ODS 6 – Água potável e saneamento
A estrutura de tratamento de efluentes industriais, além de mecanismos de reutilização de água no processo, está em constante melhoria. 

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
A empresa é reconhecida como um bom lugar para trabalhar e “Pessoas” é um de seus valores. Também prioriza fornecedores e mão de obra das regiões em que as unidades estão situadas, trazendo desenvolvimento econômico ao entorno.
Parceira do projeto Padrinho Cidadão, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), a Alubar dá aos jovens em situação de vulnerabilidade oportunidades de ingresso nos programas de aprendizagem.

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
Fortalece suas estruturas industriais na América Latina. A partir da inovação, a empresa contribui para que as infraestruturas de transmissão e distribuição de energia no Brasil sejam cada vez mais modernas e eficientes.

ODS 10 – Redução das desigualdades
A empresa cumpre seu papel na inclusão de pessoas com deficiência, respeita suas particularidades e oferece ambiente inclusivo e acolhedor.

ODS 12 – Produção e consumo responsáveis
Busca opções de reutilização de seus resíduos e produz com o máximo de eficiência para evitar desperdícios. Um exemplo é a ação de reaproveitamento das embalagens de madeira que protegem os cabos elétricos.
A iniciativa foi premiada na categoria Case de Desenvolvimento de Fornecedores do 8º Prêmio Redes de Desenvolvimento, em 2020.

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
Possui o Programa de Integridade, reconhecido nacionalmente por duas vezes consecutivas pelo Selo Pró-Ética, concedido pela Controladoria-geral da União. A iniciativa coordena as boas práticas da empresa nas áreas de ética e compliance, estabelecendo diretrizes de comportamento entre colaboradores, clientes e parceiros.

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação
A Alubar tem iniciativas para o desenvolvimento de fornecedores locais, com uma rede de parceiros que impulsionam o crescimento das regiões em que está instalada. É parceira da iniciativa Redes, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

Veja também:

Vantagens do alumínio: resistência mecânica e à corrosão garante maior durabilidade aos produtos

O alumínio é um dos metais mais consumidos pela indústria moderna. Ao longo dos anos, a produção de novas ligas tem agregado benefícios relacionados à alta resistência mecânica e à corrosão que, somados às demais características do metal, proporcionam durabilidade para as soluções desenvolvidas em setores como transportes, construção e energia, entre outros. E são

Empresas do segmento do alumínio reforçam compromisso com a sociedade e o meio ambiente

A relação entre consumidores, empresas e governos vem se modificando ao longo dos anos. O termo “responsabilidade social” passou a integrar a agenda das companhias no Brasil a partir dos anos 1990, na abertura econômica do País. Em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), realizada no Rio de Janeiro,

Para a Novelis, a mudança na visão da sociedade é positiva e estimula investimentos

A Novelis, companhia que atua na área de laminados e reciclagem de alumínio, empenha-se em mudar e melhorar o ambiente socioambiental contribuindo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) firmado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Alguns valores passaram a fazer parte dos objetivos da própria empresa e definem as prioridades e aspirações para 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima