Projeto Catavento incentiva a leitura e alfabetização na idade certa para estudantes ribeirinhos (2)

Evolução dos negócios na Alubar inclui colaboradores e comunidade

Empresa tem contribuído de forma consistente com os locais em que está inserida

A sustentabilidade está incorporada nos valores e nas operações da Alubar, fabricante de cabos elétricos de alumínio. A companhia é signatária do Pacto Global das Nações Unidas e tem iniciativas ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e atua de forma a dar significado prático às metas estabelecidas pela ONU.

“Nosso crescimento só faz sentido se fizermos com que todos possam evoluir conosco, sejam os colaboradores ou a sociedade no entorno. As pessoas esperam que estejamos alinhados às melhores práticas corporativas e têm a expectativa de crescerem conosco”, ressalta Maurício Gouvêa, diretor-executivo da Alubar, que está há 20 anos no mercado.

Conheça algumas ações da Alubar alinhadas às ODS da ONU:

ODS 1 – Erradicação da pobreza
Com o Projeto Japiim, a empresa proporciona a profissionalização para mães de Barcarena (PA), por meio do ofício de corte e costura. Atualmente, 32 mulheres produzem confecções nos ateliês do projeto.

 ODS 3 – Saúde e bem-estar
O programa permanente de qualidade de vida chamado Viva Bem realiza campanhas sobre saúde e bem-estar para os públicos interno e externo. Além disso, a equipe de medicina do trabalho mantida pela empresa ganhou maior importância no contexto da pandemia para cuidar dos colaboradores.

 ODS 4 – Educação de qualidade
O Projeto Catavento, executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Barcarena (Semed), incentiva a leitura por meio da distribuição de obras literárias e capacitação de professores de 30 escolas ribeirinhas, com cerca de 1.500 alunos beneficiados a cada ano.

 ODS 5 – Igualdade de gênero
A Alubar tem aumentado a participação feminina em todas as áreas, incluindo Engenharia, cargos operacionais e de alta liderança. De janeiro de 2019 a janeiro de 2020, a participação das mulheres cresceu de 18% na companhia.

ODS 6 – Água potável e saneamento
A estrutura de tratamento de efluentes industriais, além de mecanismos de reutilização de água no processo, está em constante melhoria. 

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
A empresa é reconhecida como um bom lugar para trabalhar e “Pessoas” é um de seus valores. Também prioriza fornecedores e mão de obra das regiões em que as unidades estão situadas, trazendo desenvolvimento econômico ao entorno.
Parceira do projeto Padrinho Cidadão, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), a Alubar dá aos jovens em situação de vulnerabilidade oportunidades de ingresso nos programas de aprendizagem.

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
Fortalece suas estruturas industriais na América Latina. A partir da inovação, a empresa contribui para que as infraestruturas de transmissão e distribuição de energia no Brasil sejam cada vez mais modernas e eficientes.

ODS 10 – Redução das desigualdades
A empresa cumpre seu papel na inclusão de pessoas com deficiência, respeita suas particularidades e oferece ambiente inclusivo e acolhedor.

ODS 12 – Produção e consumo responsáveis
Busca opções de reutilização de seus resíduos e produz com o máximo de eficiência para evitar desperdícios. Um exemplo é a ação de reaproveitamento das embalagens de madeira que protegem os cabos elétricos.
A iniciativa foi premiada na categoria Case de Desenvolvimento de Fornecedores do 8º Prêmio Redes de Desenvolvimento, em 2020.

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
Possui o Programa de Integridade, reconhecido nacionalmente por duas vezes consecutivas pelo Selo Pró-Ética, concedido pela Controladoria-geral da União. A iniciativa coordena as boas práticas da empresa nas áreas de ética e compliance, estabelecendo diretrizes de comportamento entre colaboradores, clientes e parceiros.

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação
A Alubar tem iniciativas para o desenvolvimento de fornecedores locais, com uma rede de parceiros que impulsionam o crescimento das regiões em que está instalada. É parceira da iniciativa Redes, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

Veja também:

Alumínio em ascensão: projeções econômicas impulsionam mercado para 2024

Segundo o Informe Conjuntural do primeiro trimestre da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as projeções econômicas para 2024 indicam um crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, prevê-se um aumento na indústria de 2,1%; espera-se que haja alta de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da indústria de transformação, incluindo, neste

Painéis do Congresso Internacional do Alumínio apontam caminhos para a inovação e eficiência energética

No primeiro dia do 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), no Hotel Unique, em São Paulo, os painéis da tarde se concentraram no tema “Juntos, somos inovação”, discutindo tecnologia e indústria 4.0. No painel “O alumínio revolucionando a mobilidade verde”, moderado por Camilo Adas, conselheiro em Tecnologia e Transição

Rolar para cima
Rolar para cima