AdobeStock_383410889

Estudo global mostra que latas de alumínio são mais recicladas que embalagens de vidro e plástico

Segundo levantamento encomendando pelo Instituto Internacional do Alumínio (IAI), metal apresenta 71% de índice de reciclagem

O Instituto Internacional do Alumínio (IAI) divulgou um estudo que compara a circularidade de três tipos de embalagens para bebidas: alumínio, vidro e plástico (polietileno tereftalato – PET). O levantamento foi realizado pela consultoria internacional Eunomia com dados de cinco mercados-chaves, sendo Brasil, China, Europa, Japão e Estados Unidos.

A avaliação considerou a participação de mercado, perdas de processamento no fim da vida útil e reciclagem em circuitos fechado e aberto.

Os resultados revelaram que embora nenhuma embalagem tenha alcançado o potencial máximo de economia circular, o alumínio supera o vidro e o PET em todas as etapas do fluxo de gestão de resíduos, com 71% do material reciclado, contra 40% do plástico e 34% do vidro.

Melhor escolha
As latas de alumínio foram consideradas a melhor solução para a economia circular, uma vez que apresentam eficiência de 90% no processo (classificação, reprocessamento e refusão).

Conheça outros diferenciais da lata de alumínio em comparação aos outros materiais analisados:

  • Cada nova lata contém 33% de material reciclado (vidro e plástico têm 20% e 7%, respectivamente);
  • 98% das embalagens de alumínio recicladas transformam-se em produtos infinitamente recicláveis (vidro e plástico, 60% e 20%);
  • As embalagens não coletadas que acabam em aterros sanitários somam 21% (vidro e plástico, 49% e 28%).

Segundo o estudo, o Brasil alcançou o índice de 91,4% em sistemas de reciclagem de alumínio não governamentais, em função dos investimentos da indústria em centros de coleta e reciclagem e do trabalho desenvolvido em conjunto com as cooperativas.

Foto: Paylessimages/stock.adobe.com

Veja também:

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Café Evolutto e Prima Qualità apresentam embalagens de alumínio

Na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada de 20 a 22 de março, em Guaxupé (MG), a Cooxupé, cooperativa cafeeira com mais de 19 mil famílias produtoras cooperadas, apresentou dois lançamentos exclusivos: a versão premium do café Evolutto em embalagem de alumínio e as novas embalagens de alumínio da marca Prima Qualità.

Rolar para cima
Rolar para cima