Um estudo conduzido pela Alumobility, associação global comprometida em promover a adoção do alumínio na indústria automotiva, em parceria com a Porsche, propõe substituir a estrutura superior da carroceria do Porsche Taycan por uma versão inteiramente de alumínio. Atualmente ela é composta por materiais mistos com uso intensivo de aço.
O projeto, intitulado Estudo de redução de peso com alumínio: conversão da estrutura superior da carroceria do Porsche Taycan de material Mmisto para um design totalmente de Alumínio, foi conduzido pelo professor Mark White, diretor técnico da Alumobility, e Jens Christlein, diretor de P&D de Carroceria em Branco da Porsche.
A mudança resulta em uma redução de 40% no peso das peças, mantendo os altos padrões de segurança, a rigidez da carroceria e o desempenho do veículo. Além disso, o uso de alumínio reciclado diminui significativamente as emissões de carbono ao longo da vida útil do automóvel, reforçando o compromisso da montadora com a sustentabilidade.
Lançado em 2019, o Taycan é o primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) da Porsche e já ultrapassou a marca de 140 mil unidades produzidas. Com o novo projeto, o modelo também ganhará destaque pelas vantagens de fabricação, como a diminuição no número de peças e juntas, tornando o processo produtivo mais eficiente.
A parceria entre a Alumobility e a Porsche demonstra como a aplicação do alumínio pode transformar a mobilidade elétrica, unindo inovação tecnológica, eficiência ambiental e busca por veículos mais leves e sustentáveis.
O projeto
Em entrevista concedida à Aluminium International Today, publicação especializada na indústria global do alumínio, White destacou que a redução de peso é essencial para maximizar os benefícios de veículos híbridos e elétricos, que enfrentam o desafio do peso elevado das baterias. Ele ressaltou que, ao converter sistemas automotivos de aço para alumínio, não apenas ganhos significativos em eficiência são alcançados, mas também soluções viáveis para o futuro da indústria automotiva.
Segundo o professor, o estudo focou a substituição do aço por alumínio na estrutura superior da carroceria do Taycan, resultando em uma redução de peso de 43%. A estrutura atual, composta por 111 kg de aço em um total de 158 kg, foi redesenhada para um modelo totalmente de alumínio, reduzindo o peso para menos de 120 kg. A pesquisa foi dividida em duas fases: a primeira replicou a arquitetura existente em alumínio, enquanto a segunda otimizou o design para maximizar os benefícios do material, economizando mais 5 kg. Essa abordagem demonstrou como o alumínio pode melhorar a eficiência sem comprometer a funcionalidade ou o desempenho.
“Além de otimizar a produção de uma carroceria de alumínio, a equipe também levou em consideração a circularidade; ela foi um dos principais parâmetros com os quais concordamos com a Porsche”, afirmou o professor White.
A Alumobility optou por um conceito de carroceria de liga única, escolhendo as da série 6000 por sua viabilidade técnica, facilidade de reciclagem e menor impacto ambiental em comparação às das séries 5000 e 7000. A reciclagem de ciclo fechado foi priorizada, pois uma carroceria de alumínio consome 35% menos energia para ser refundida no final da vida útil em comparação ao aço.
O futuro com alumínio
Mark White defendeu ainda uma transformação na indústria automotiva, com foco na eficiência e sustentabilidade em vez de desempenho. Para ele, os veículos deveriam ser avaliados com base em suas emissões de carbono e no peso, o que resultaria em uma mudança radical no design e na concepção de automóveis.
“Precisamos considerar nosso impacto futuro ao meio ambiente e nosso consumo total de energia. É necessário adotar, com urgência, soluções mais sustentáveis a fim de reduzir os impactos ambientais do setor automotivo, como o uso mais intensivo do alumínio”, ressaltou White na entrevista.
Fotos: Divulgação Porsche