slide8

Estaleiro francês cria embarcação inovadora de alumínio

Trata-se do Overboat, um pequeno catamarã elétrico que ‘voa’ sobre as águas

A Neocean, uma startup localizada em Montpellier, no Sul da França, projetou e fabricou um barco de alumínio futurista, o Overboat. O pequeno catamarã elétrico de baixo custo operacional, oferece a sensação de ‘voar’ sobre as águas — por ter o casco elevado, mantém apenas as lâminas e a base sob o mar.

A embarcação atinge 15 nós (26 km/h) de velocidade no pico. Seu motor elétrico, de 4,5 Kw, dispensa a licença obrigatória para navegação. Para possibilitar que o Overboat “decole”, o alumínio é fundamental, pois garante a leveza da estrutura. Com peso aproximado de 100 kg (metade de um jet ski), o barco é compacto e mede cerca de 3 metros de comprimento.

Vicent Dufour, biólogo, oceanógrafo e fundador do estaleiro Neocean, afirma que era um sonho desenvolver uma solução com emissão zero de poluentes, silenciosa e com respeito à vida marinha.

“Sempre me senti frustrado por não encontrar algo que fosse leve, funcional, fácil de manusear e que não agredisse o mar”, explica o empresário.

Em fevereiro, o projeto venceu o concurso InnOvations 2021, prêmio francês de inovação e mobilidade inteligente e sustentável.

 

Veja também:

Albras ocupa segunda posição no ranking nacional de comercialização da liga PFA

A Albras, subsidiária da multinacional norueguesa Hydro na produção de alumínio primário, tem se destacado no mercado de liga PFA (lingote com liga de silício), utilizada em larga escala pela indústria automotiva. Desde o lançamento do produto no seu portfólio, em 2019, a empresa ampliou em 100% a produção e já é a segunda maior

Mercedes-Benz lança o seu primeiro chassi de ônibus elétrico no Brasil

A Mercedes-Benz apresentou o seu primeiro chassi de ônibus elétrico no mercado brasileiro, denominado eO500U. A previsão é que o modelo esteja disponível em 2022. O eO500U foi desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira da montadora e amplamente testado na Alemanha. Com rodas de alumínio, o modelo terá autonomia de até 250 km, a maior entre

BMW apresenta o iX, SUV 100% elétrico e com carroceria de alumínio

O BMW iX, utilitário-esportivo que será vendido a partir de novembro nos principais mercados mundiais, é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular destinada a carros elétricos da montadora alemã. E, dessa forma, é o primeiro carro desenvolvido pela marca nascido de um projeto pensado como 100% elétrico desde os rascunhos iniciais.  Em

Rolar para cima