slide8

Estaleiro francês cria embarcação inovadora de alumínio

Trata-se do Overboat, um pequeno catamarã elétrico que ‘voa’ sobre as águas

A Neocean, uma startup localizada em Montpellier, no Sul da França, projetou e fabricou um barco de alumínio futurista, o Overboat. O pequeno catamarã elétrico de baixo custo operacional, oferece a sensação de ‘voar’ sobre as águas — por ter o casco elevado, mantém apenas as lâminas e a base sob o mar.

A embarcação atinge 15 nós (26 km/h) de velocidade no pico. Seu motor elétrico, de 4,5 Kw, dispensa a licença obrigatória para navegação. Para possibilitar que o Overboat “decole”, o alumínio é fundamental, pois garante a leveza da estrutura. Com peso aproximado de 100 kg (metade de um jet ski), o barco é compacto e mede cerca de 3 metros de comprimento.

Vicent Dufour, biólogo, oceanógrafo e fundador do estaleiro Neocean, afirma que era um sonho desenvolver uma solução com emissão zero de poluentes, silenciosa e com respeito à vida marinha.

“Sempre me senti frustrado por não encontrar algo que fosse leve, funcional, fácil de manusear e que não agredisse o mar”, explica o empresário.

Em fevereiro, o projeto venceu o concurso InnOvations 2021, prêmio francês de inovação e mobilidade inteligente e sustentável.

 

Veja também:

Conheça a nova bicicleta Raleigh Juniper com quadro de alumínio

A marca britânica de bicicletas Raleigh apresentou sua mais recente inovação: a bicicleta da linha Juniper com um quadro totalmente de alumínio. Perfeita para jovens aventureiros que buscam uma bicicleta com durabilidade longa e peso reduzido, a novidade traz esse quadro de alumínio que foi sutilmente projetado para combinar resistência e leveza, sendo o segredo

Alumínio na rota da inovação automotiva

O alumínio está assumindo um papel cada vez mais central no setor automotivo, impulsionado por uma tendência global de crescimento no consumo de produtos feitos com esse metal. Segundo o Anuário Estatístico do Alumínio de 2022 da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e projeções do International Aluminium Institute (IAI), espera-se um aumento de 40% na

Rolar para cima
Rolar para cima