MRN 2019_Foto Tarso Sarraf _01139

Em prol do meio ambiente, MRN investe na compostagem

Processo gera adubo que é utilizado na jardinagem das residências no Oeste do Pará

A Mineração Rio do Norte (MRN) tem utilizado a compostagem como alternativa para o gerenciamento de resíduos orgânicos no distrito de Porto Trombetas, em Oriximiná, no Oeste do Pará, onde opera uma mina de bauxita.

Compostagem, vale explicar, é um processo de estimulo à decomposição de materiais orgânicos com a finalidade de obter uma solução em substâncias com capacidade de adubar o solo. O trabalho acontece na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (CTR).

“Para que a compostagem dê certo, é necessário que a coleta seletiva de resíduos sólidos seja atendida na região”, explica Carlisson Alves Romano, engenheiro Sanitarista e Ambiental da MRN.

Por mês, em média, cinco toneladas de resíduos orgânicos oriundos do descarte realizado pelos moradores, restaurantes industriais, entre outros, são reaproveitadas.

Na CTR, acontece a mistura desse material coletado com o resíduo vegetal (capim/grama), proveniente do serviço de roçagem das áreas verdes da vila residencial. O tempo do processo de compostagem é de 90 a 110 dias.

O adubo orgânico resultante desse trabalho é utilizado na jardinagem das residências da vila de Porto Trombetas.

Entre os principais benefícios da compostagem, estão:
– a redução dos custos com a destinação final;
– a diminuição da quantidade de resíduos descartados no aterro sanitário do distrito, que trazem impactos ao meio ambiente.

Veja também:

Hydro figura entre as 100 empresas inovadoras no uso de TI

A Hydro foi classificada entre As 100+ inovadoras no uso de TI 2019, na categoria Siderurgia, Metalurgia e Mineração. O estudo, realizado pelo Grupo IT Mídia em parceria com a PwC, seleciona e premia os projetos que melhor combinam processo e prática na utilização da tecnologia em benefício da inovação. “O reconhecimento de uma indicação

MRN comemora 10 anos do programa de pesquisa de primatas na Amazônia

No dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, a Mineração Rio do Norte (MRN) comemorou os resultados do Programa de Monitoramento de Primatas, iniciado há 10 anos, para acompanhar o comportamento das espécies de macacos presentes na Floresta Nacional Saracá-Taquera, no Oeste do Pará, diante da presença de atividades humanas. Fabiano de Melo, biólogo

Conheça o processo e as vantagens da extrusão do alumínio

Por ser extensa, a cadeia produtiva do alumínio conta com alguns elos pouco conhecidos pela sociedade, apesar de o produto final estar presente no dia a dia das pessoas. Um deles é o segmento de extrusão, que disponibiliza perfis metálicos para vários setores, e envolve um processo que traz benefícios tanto para o mercado quanto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu