Graças aos seus investimentos contínuos em diversidade, inclusão, equidade e pertencimento, a Alcoa foi reconhecida em duas importantes pesquisas sobre o tema: a Ethos/Época de Inclusão a classificou como a empresa mais inclusiva do setor de mineração, enquanto a Equidade BR da Human Rights Campaign Foundation (HCR) a destacou, pelo 3º ano consecutivo, como uma das melhores empresas para pessoas LGBTI+ trabalharem.
Para se ter uma ideia, em 2023, 84% das contratações da Alcoa foram de pessoas pertencentes a grupos minorizados – a diversidade étnica já representa 62% do total de seus colaboradores diretos. A empresa também estabeleceu metas para alcançar a equidade de gênero até 2030, buscando 35% de mulheres na operação e 50% em cargos de liderança.
Gabriel Mayer Wagner, gerente de Diversidade e Inclusão (DEI) da Alcoa Brasil, explica que todos esses reconhecimentos reforçam o compromisso diário da empresa de criar ambientes cada vez mais seguros, inclusivos, plurais e acolhedores, a fim de que todos e todas se sintam livres para ser quem são.
“Ainda temos muito para avançar em ações de sensibilização e questões de diversidade e inclusão, mas continuamos confiantes e focados em valorizar as nossas pessoas”, afirma Wagner.
Foto: Divulgação Alcoa