A Cúpula Global de Sustentabilidade de Latas de Alumínio reuniu mais de 150 líderes da indústria do alumínio na London Metal Exchange Week, em Londres, nos dias 1 e 2 de outubro. Organizado pelas principais entidades do setor, o evento debateu estratégias com o propósito de impulsionar a sustentabilidade na cadeia de valor das latas de alumínio para bebidas, com foco em descarbonização e melhores práticas para medição de conteúdo reciclado.
Entre as entidades que fazem parte da Cúpula estão a Aluminium Stewardship Initiative (ASI), a Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), a Can Manufacturers Institute (CMI), a International Aluminium Institute (IAI) e a Metal Packaging Europe (MPE).
As discussões destacaram as vantagens da lata de alumínio para bebidas aos consumidores com consciência ambiental, enfatizando sua reciclagem infinita, seu alto valor residual e o impacto positivo na redução da emissão de carbono.
Além das questões relacionadas à descarbonização, a Cúpula também debateu a importância de padronizar globalmente os métodos de cálculo e divulgação de dados sobre conteúdo reciclado em latas de alumínio para bebidas.
“Temos orgulho de saber que as latas de alumínio para bebidas são as embalagens mais recicladas do mundo. Os consumidores recorrem à nossa indústria em busca de soluções de sustentabilidade, pois o metal é reciclado para sempre, e nós reciclamos latas de forma eficiente e em grande escala. Estamos muito satisfeitos em apresentar o Brasil como exemplo para todo o mundo, alcançando taxas de reciclagem acima de 98%, em média, há mais de quinze anos”, afirma Cátilo Cândido, presidente da Abralatas.
Foto: Divulgação Abralatas