kriskadecor-casa-batllo (3)

Cortina de alumínio assinada por Kengo Kuma é destaque em Barcelona

Instalação faz parte da exposição imersiva da Casa Batlló, de Antoni Gaudí

O renomado arquiteto japonês Kengo Kuma desenvolveu um projeto especial com alumínio como parte de uma série de intervenções de artistas e designers para a Casa Batlló – edifício modernista concebido por Antoni Gaudí, em Barcelona, na Espanha.

O prédio figura na lista do patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e foi reaberto em maio deste ano, após restauração, com a exposição Casa Batlló 10D Experience. A mostra traz 2 mil m2 de espaços nunca visitados pelo público.

Um dos destaques, a intervenção do arquiteto japonês é uma malha em cascata produzida com 164 mil m de correntes de alumínio anodizado. A arte cobre o átrio e uma nova escada que liga os oito andares ao subsolo. As formas sinuosas da cortina foram inspiradas nas curvas orgânicas do estilo de Gaudí.

O projeto é uma homenagem ao uso da luz de Gaudí nesse edifício.

“Imaginamos esse espaço revestido com cortinas com correntes de alumínio porque sua materialidade meticulosa capta a luz, como se fossem redes de pesca, e nos mostram em todas as suas formas luminosidade, silhuetas e sombras”, explica Kengo Kuma.

As correntes metálicas do topo da cortina apresentam um tom de cinza claro que fica cada vez mais escuro ao descer em direção ao porão, lembrando os antigos depósitos de carvão no subsolo. Para realçar as qualidades da luz no espaço, Kuma contou com a parceria de Mario Nanni, conceituado designer de iluminação italiano.

Veja também:

Esquadrias de alumínio aumentam o conforto e a eficiência energética das edificações

Além de valorizar projetos arquitetônicos, uma fachada bem elaborada desempenha a função de proteção contra agentes externos. Com a proximidade do verão e o aumento das temperaturas, além das festas de fim do ano — geradoras de ruídos —, a qualidade dessas fachadas é colocada à prova.  Neste contexto, a indústria do alumínio fornece sistemas

Curso de extensão apresenta o alumínio para novos profissionais da arquitetura e construção

A falta de uma disciplina específica sobre o alumínio nas grades curriculares dos cursos de arquitetura e urbanismo, e a consequente carência de especificadores especializados no metal, motivou a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) a desenvolver um curso de extensão universitária gratuito sobre inovações e tendências deste mercado. A primeira edição, com o tema “O

Com nova planta, Aluxa amplia produção de perfis de alumínio

O novo complexo fabril da Aluxa, localizado em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, tem 6 mil m² de área construída e possibilizará o aumento da capacidade de produção de perfis de alumínio de 80 t para 130 t por mês. O plano de crescimento da empresa prevê ainda a instalação de uma nova linha

Rolar para cima