kriskadecor-casa-batllo (3)

Cortina de alumínio assinada por Kengo Kuma é destaque em Barcelona

Instalação faz parte da exposição imersiva da Casa Batlló, de Antoni Gaudí

O renomado arquiteto japonês Kengo Kuma desenvolveu um projeto especial com alumínio como parte de uma série de intervenções de artistas e designers para a Casa Batlló – edifício modernista concebido por Antoni Gaudí, em Barcelona, na Espanha.

O prédio figura na lista do patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e foi reaberto em maio deste ano, após restauração, com a exposição Casa Batlló 10D Experience. A mostra traz 2 mil m2 de espaços nunca visitados pelo público.

Um dos destaques, a intervenção do arquiteto japonês é uma malha em cascata produzida com 164 mil m de correntes de alumínio anodizado. A arte cobre o átrio e uma nova escada que liga os oito andares ao subsolo. As formas sinuosas da cortina foram inspiradas nas curvas orgânicas do estilo de Gaudí.

O projeto é uma homenagem ao uso da luz de Gaudí nesse edifício.

“Imaginamos esse espaço revestido com cortinas com correntes de alumínio porque sua materialidade meticulosa capta a luz, como se fossem redes de pesca, e nos mostram em todas as suas formas luminosidade, silhuetas e sombras”, explica Kengo Kuma.

As correntes metálicas do topo da cortina apresentam um tom de cinza claro que fica cada vez mais escuro ao descer em direção ao porão, lembrando os antigos depósitos de carvão no subsolo. Para realçar as qualidades da luz no espaço, Kuma contou com a parceria de Mario Nanni, conceituado designer de iluminação italiano.

Veja também:

O papel do alumínio para a retomada do setor da construção civil

A retomada da economia no pós-pandemia é uma realidade que tem tomado forma dia após dia. No segundo semestre de 2020 isso já pôde ser percebido no setor da construção civil, cujo crescimento se manteve durante o primeiro trimestre de 2021. Embora o segundo trimestre deste ano tenha apresentado pequena queda, devido aos altos estoques

Projeção do PIB da construção sobe de 2,5% para 4% em 2021

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou, no dia 26 de julho, estudo sobre o desempenho econômico do mercado no segundo trimestre de 2021. Os dados apontam para crescimento de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do setor em 2021, retornando ao patamar previsto no início do ano. Se confirmado, será o maior

Albras doa tijolos refratários para prefeitura de Barcarena (PA)

A Albras, subsidiária da multinacional norueguesa Hydro, doou tijolos refratários usados para a Prefeitura de Barcarena, no Estado do Pará. O material será utilizado para pavimentação de ruas. Em 2020, cerca de 500 t desse resíduo repassadas à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano contribuíram para base e sub-base de 30 km de vias. Esse material não sofre

Rolar para cima