AdobeStock_237714206 (1) (1)

COP-26: países e empresas firmam pacto para o fim de veículos a gasolina até 2040

Alumínio é fundamental para redução da pegada de carbono nesse mercado

Na última quarta-feira, 10 de novembro, representantes de governos, fabricantes globais de veículos e organizações com influência nesse mercado firmaram compromisso para o fim da era dos veículos movidos a combustíveis fósseis. O objetivo é atingir as metas do Acordo de Paris.

O pacto foi assinado durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), realizada em Glasgow, Escócia. A meta é que carros e vans tenham emissão zero de gases de efeito estufa (GEE) até 2040.

O acordo inclui 24 países, dentre eles Chile, Canadá, Nova Zelândia, Holanda, Irlanda e Reino Unido, e grandes montadoras como Ford, General Motors, Mercedes-Benz e Volvo. Não participam do compromisso Alemanha, Brasil, China e Estados Unidos, importantes polos de produção de carros. As fabricantes Toyota e Volkswagen também não assinaram o acordo.

Redução da pegada de carbono
Diante desse contexto, o alumínio será fundamental para ajudar as montadoras a atingir suas metas de sustentabilidade.

Os veículos com intenso uso desse metal são até 40% mais leves, quando comparados aos fabricados com aço. O metal proporciona ainda maior eficiência energética e redução das emissões de GEE.

O alumínio oferece também maior flexibilidade de design graças às propriedades de resistência, união e conformabilidade, o que permite aumento de dinâmica de direção e de agilidade do veículo.

No movimento de eletrificação automotiva, o metal tem sido aplicado nas baterias, para diminuição do peso e garantia de mais autonomia. Além disso, pode proporcionar estrutura segura para a acomodação das baterias e auxiliar no seu processo de refrigeração. 

Veja também:

Conheça a tecnologia das rodas de alumínio da Yamaha MT-09

A nova MT-09 é uma das novidades da Yamaha em sua linha 2021. Inteiramente renovada, a moto do tipo naked ganhou junto com o novo visual motor maior e mais potente, além de um pacote de sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem. E ela também perdeu peso — ponto em que o alumínio teve papel

Com alumínio no motor, novo Corvette Z06 é mais potente

O Chevrolet Corvette Z06 2023 foi projetado para ser uma máquina de precisão. Equipado com motor V8 aspirado de 5.5 litros, rende 680 cv, maior potência para um propulsor com essas especificações já oferecida em um carro de produção. O propulsor foi construído com bloco de alumínio, pistões de alumínio forjado e virabrequim plano, que

Librelato lança linha de furgão de alumínio Evolut

A Librelato acaba de apresentar seu novo furgão Alumínio, parte da recém-lançada linha Evolut. Disponível nas versões semirreboque (três eixos) e bitrem (seis eixos), dentre suas aplicações estão o transporte de caixas, sacarias, fardos, embalagens, eletroeletrônicos, pneus, alimentos e produtos paletizados em geral. “Os clientes que utilizam a linha de furgão Alumínio geralmente são aqueles

Rolar para cima